PESQUISAR


Quarentena em Tempo de Primavera

2020-04-30

Estamos na primavera de 2020, que começou há cerca de um mês, e estamos com mais de um mês de quarentena, em resposta ao covid-19. 
Ambas, a primavera e a quarentena, começaram enquanto decorria, no ano litúrgico católico, a Quaresma, período de sacrifício e abstinência em preparação para a Páscoa, a expressão cristã das celebrações da vida e do despertar da Natureza que, desde os primórdios, assinalam esta época como o início, o recomeço do ciclo da vida. 

Aliás, a palavra primavera vem do latim primo vere, referindo a primeira estação ou temporada do ciclo natural da vida neste planeta.

Pode parecer irónico, e até despropositado, mas as origens das palavras Quaresma e quarentena estão interligadas. Ambas referem o número 40. Quaresma originou no latim e refere quarenta dias, a duração do período quaresmal. Quarentena tem origem no italiano quaranta, o número quarenta.

A prática de se fazer quarentena começou muito antes de as pessoas perceberem o que tentavam conter, e o termo escolhido originou nas múltiplas referências feitas na Bíblia ao número 40, visto como um período de ponderação e procura, rumo à purificação.

É claro que tais interpretações foram sendo esbatidas, e até apagadas, pelo tempo. Contudo, a necessidade humana de refletir e reformular é intemporal, ao longo da vida e em períodos de crise. Que esta quarentena seja um período de pausa que nos leve a adotar formas mais justas e igualitárias de tratar as pessoas e o planeta.

 Ver galeria de fotos

Asas da Igualdade

A partir daqui pode ver Nas Asas da Igualdade: edição mensal da Umar-Açores e publicação no Açoriano Oriental.
A página Nas Asas da Igualdade foi lançada pela UMAR-Açores, integrada no projeto com o mesmo nome, desenvolvido em 2007 Ano Europeu da Igualdade e prossegue desde então até aos nossos dias



SETEMBRO 2020
D S T Q Q S S
12345
6789101112
13141516171819
20212223242526
27282930

GALERIA DE FOTOS

UMAR


Mulheres na Pesca