A UMAR Açores – Associação para a Igualdade e Direitos das Mulheres, tem como objetivo social a Igualdade de Género, de forma a combater a existência da Violência Doméstica, a discriminação no trabalho, o assédio sexual, as opções de emprego das mulheres, a responsabilização imputada às mulheres por certas tarefas domésticas, a falta de paridade na esfera política, a discriminação em relação à monoparentalidade e direitos sexuais e reprodutivos.
Assim, a Delegação da Ilha do Faial apresenta na sua composição duas valências, centro de atendimento e, desde 25 de Novembro de 2005, uma casa de abrigo (casa de acolhimento temporário), para assinalar o dia Internacional pela Eliminação da Violência contra as Mulheres, através de um Acordo de Cooperação com o Instituto ação Social.
Na Casa de Abrigo são prestados vários tipos de apoios, nomeadamente, acompanhamento jurídico, social e psicológico. Para além disso, a alimentação, alojamento e segurança pessoal das utentes e seus filhos são completamente asseguradas, e o apoio quer da equipa técnica, quer das monitoras, é diário e contínuo.
Este tipo de acolhimento surge como resposta/suporte social ao flagelo da violência doméstica, e tendo em consideração que se continua a praticar a retirada da mulher em risco, e seus filhos da sua própria casa, permanecendo o agressor na casa de morada de família.
No ano de 2009, por a UMAR Açores carecer de melhores condições, para assim prestar um melhor serviço à comunidade, e também por ser constante a procura dos serviços prestados pela casa de acolhimento temporário, sentiu-se a necessidade de um pedido ao Governo Regional dos Açores, com o objetivo de aumentar a capacidade da Casa, e das condições habitacionais.
Assim, em Novembro de 2009 uma nova Casa de Abrigo foi concedida à UMAR Açores. Esta aumentou a sua capacidade de 12 para 18 pessoas, melhorou as condições de acesso para pessoas com mobilidade reduzida, aumentou o espaço e a privacidade de cada utente e seus filhos, com quartos e wc´s individuais, espaço exterior, maior comodidade.
Assim, e conjuntamente com o Centro de Atendimento, a UMAR Açores – Delegação do Faial continua a prestar os seus serviços, face à exigência da sociedade, e daqueles que do nosso apoio necessitam para promoverem um projeto de vida pautado pela autonomia, assertividade, autoestima, e respeito por si próprio/a e pelas outras pessoas.
A UMAR-Açores dispõe, neste momento, de quatro centros de atendimento localizados em diferentes ilhas. Existem dois centros de atendimento em São Miguel, nas cidades de Ponta Delgada e Ribeira Grande. Na ilha do Faial, na cidade da Horta e na ilha Terceira, na cidade de Angra do Heroísmo.
Em cada um dos centros, quem nos procura poderá obter informações pontuais ou solicitar acompanhamento jurídico e/ou psicológico bem como social.
Centro de Atendimento – Horta
No Centro de Atendimento é prestado apoio jurídico, psicológico e social.
No apoio jurídico procura-se informar as utentes relativamente à importância da apresentação de queixa junto da polícia local sempre que são agredidas e faz-se o acompanhamento para a realização desta diligencia quando solicitado.
Para além disto, as utentes são informadas dos seus direitos, da possibilidade de requererem apoio judiciário, os serviços onde se devem dirigir e de qualquer outra dúvida que tenham relativamente à sua situação.
O apoio jurídico compreende ainda o acompanhamento posterior dos processos e da situação das utentes.
O apoio psicológico é prestado em consulta psicoterapêutica, tendo por base de intervenção o autoconceito, autoestima, e autonomização da mulher vítima de violência doméstica.
Além disso, em articulação com a jurista, com a assistente social e com a própria utente, propõe-se um projeto de vida, que foque as diferentes áreas da vida da utente, visando um recomeço da vida que assente numa base sólida, tendo como objetivo a autonomia da utente.
O apoio social é prestado em função da solicitação e geralmente passa pela informação, encaminhamento e acompanhamento das utentes aos serviços competentes.
Horário de atendimento: Das 9h às 13h e das 14h às 17h.
Contactos e localização
Edifício da Junta de Freguesia da Conceição
Largo Padre José Silvestre Machado
9900-081 Horta
Telefone: 292 292 401
umar_nucleofaial@sapo.pt
Centro de Atendimento – Ponta Delgada
O Centro de Atendimento de Ponta Delgada, localizado na sede da UMAR-Açores na Ilha de São Miguel, destina-se a atender mulheres em situação de risco, nomeadamente vítimas de violência conjugal que, em algum momento da relação abusiva, decidem procurar ajuda, informar-se, tirar dúvidas, desabafar. A ajuda disponibilizada pode, ou não, traduzir-se numa atitude efetiva da mulher que nos procura.
Disponibilizamos um espaço confidencial e gratuito de atendimento presencial que pode ser esporádico, ou assumir a forma de acompanhamento psicológico, jurídico e social.
O atendimento presencial funciona todos os dias úteis entre as 9h e as 17h.
Contactos e localização
Rua Pedro Homem, 64
9500-099 Ponta Delgada
Telefone: 296 283221
umaracores@gmail.com
Gabinete de Atendimento – Ribeira Grande
O Gabinete de Atendimento da Ribeira Grande está em funcionamento desde 2007. Destina-se a atender mulheres em situação de risco, nomeadamente vítimas de violência conjugal que, em algum momento da relação abusiva, decidem procurar ajuda, informar-se, tirar dúvidas, desabafar. A ajuda disponibilizada pode, ou não, traduzir-se numa atitude efetiva da mulher que nos procura.
Disponibilizamos um espaço confidencial e gratuito de atendimento presencial que pode ser pontual, ou assumir a forma de acompanhamento, psicológico, jurídico e social. É também objetivo deste gabinete de Atendimento promover atividades formativas para a população deste Concelho.
Horário de atendimento: 5ª feira das 9h às 16h30m.
Contactos e localização
Avenida Luís de Camões (Central de Camionagem)1º Andar
9600 Ribeira Grande
Telefone: 296 470 730 (extensão 5)
Email: umaracores@gmail.com
• Acompanhamento psicológico às vítimas de violência doméstica;
• Apoio social numa perspetiva de integração socioprofissional;
• Atendimento e apoio à acessibilidade ao emprego e consciencialização de competências
• Elaboração e aplicação de projetos na área da sexualidade, igualdade de género e violência;
• Aproximação entre a associação e a comunidade através da divulgação dos serviços da mesma;
• Cooperação com outras instituições que trabalham neste âmbito;
• Apoio jurídico.
• Centro de documentação na área da igualdade de oportunidades e dos direitos humanos, abrangendo diversas áreas de discriminação
Horário de atendimento: Das 9h às 13h e das 14h às 17h.
Contacto e localização
Rua de São Gonçalo s/nº – 1º andar
Edifício Recreio dos Artistas
9700-171 Angra do Heroísmo
Telefone: 295 217 860
Fax: 295 217 861
umarterceira@gmail.com