A UMAR – União de Mulheres Alternativa e Resposta, foi criada em 1976, estando presente nos Açores, como Delegação Regional, através das suas associadas, desde 1992. Esta associação, feminista, desde sempre assumiu a defesa dos direitos das mulheres na lei e na vida e a promoção da igualdade de género como seus principais objetivos.
Prosseguindo estes objetivos gerais, a Delegação Regional da UMAR nos Açores avançou com atividade mais estruturada com o projeto GINFORME (Formação para Mulheres) e mais tarde, em 1997, com o projeto SOS-Mulher. Desde essa data, a UMAR tem vindo a desenvolver muitas outras atividades nos Açores, abrangendo diversas problemáticas e causas ligadas à promoção da Igualdade de Género e ao combate da Violência de Género e defesa dos Direitos das Mulheres.
Concretizando, a Delegação da UMAR nos Açores continua a garantir o funcionamento diário da Linha de Apoio SOS-Mulher das 08h00 às 00h00. É a única Linha de Apoio que presta este tipo de serviço, com abrangência Regional. Para além da linha de apoio SOS-Mulher, a UMAR nos Açores assegura o funcionamento de três Centros de Atendimento, em São Miguel, Faial e através do Centro de Informação e Promoção de Políticas para a Igualdade (CIPA) na Terceira.
Em 2005, a UMAR, abriu uma Casa de Abrigo no Faial, através de um Projeto de Luta Contra a Pobreza e, atualmente, o seu funcionamento decorre de um Acordo de Cooperação com o IAS (Instituto de Acão Social). Nos Açores, a UMAR também desenvolve atividades de formação e sensibilização ao longo do ano, abrangendo diferentes temáticas.
Destacando apenas algumas destas atividades mais recentes, é de referir projetos tais como: “A Mulher na Pesca nos Açores”; “As Empresárias nos Açores. O Género nas Empresas” (REMA); “Sexualidade e Género” e “Migração Interculturalidade e Género”. Para além destas atividades, a Delegação Açoriana da UMAR tem participado ativamente em diversas Parcerias com entidades públicas e privadas e integra estruturas de carácter institucional da Região Autónoma dos Açores.
O crescimento da Delegação da UMAR nos Açores reforçou e ampliou a intervenção da associação nesta Região, mas também acarretou maiores responsabilidades e compromissos, tendo aumentado em muito o volume de trabalho e exigências ao nível burocrático e das questões legais que estão relacionadas com o normal funcionamento da associação, das suas atividades e projetos.
Atendendo a este grande desenvolvimento da Delegação da UMAR nos Açores, a UMAR refletiu acerca da possibilidade de autonomização da Delegação Açoriana, no que concerne à sua identidade jurídica. Neste sentido, concluiu-se que a existência de uma identidade jurídica própria traria benefícios práticos e tangíveis, pelo que foi criada a UMAR Açores – Associação para a Igualdade e Direitos das Mulheres.
A criação da UMAR Açores, enquanto associação sediada na Região, traz importantes benefícios para a atividade associativa, uma vez que facilita e simplifica os já referidos processos legais e burocráticos. Assim, a constituição de identidade jurídica própria vem dar resposta aos atuais desafios que se colocam à UMAR nos Açores, na medida em que permite maximizar esforços e agilizar os processos de decisão na Região.
O início de atividade da UMAR Açores – Associação para a Igualdade e Direitos das Mulheres, dá-se 1 de Julho de 2008, tendo-se já cumprido todos os requisitos legais e formais necessários à transição de todos os compromissos para a UMAR Açores.
Resumidamente, é de referir que no dia 1 de Fevereiro de 2008 a UMAR Açores – Associação para a Igualdade e Direitos das Mulheres foi inscrita no Registo Nacional de Pessoas Coletivas, tendo-lhe sido atribuído o Número de Identificação: 512 105 588.
A 7 de Abril de 2008 foram oficializados, através de Escritura Pública, os Estatutos da UMAR Açores, tendo sido subscritos pelos membros da Direção da UMAR (Nacional) que se encontram na Região, nomeadamente Clarisse Canha e Sandra Aguiar.
No dia 13 de Maio de 2008, foi realizada a Assembleia-geral para Fundação da UMAR Açores, tendo-se realizado a Eleição e Tomada de Posse dos Corpos Diretivos da UMAR Açores. Esta associação mantém e reforça a sua Direção, uma vez que integra os membros da Direção da UMAR (Nacional) anteriormente referidos e alarga-a, contando com importantes contributos. De facto, a nova Direção é constituída por associadas das diferentes Delegações Regionais, trazendo representatividade e descentralização aos Corpos Diretivos.
A associação sem fins lucrativos denominada “UMAR AÇORES – Associação para a Igualdade e Direitos das Mulheres” é constituída por todas as mulheres dispostas a defender os seus direitos e que adiram à associação.
A estrutura organizativa da associação desenvolve o seu trabalho em rede, podendo-se constituir grupos locais de intervenção, grupos temáticos ou outros, segundo os interesses e as necessidades de funcionamento da associação e das próprias associadas.
A associação define-se como feminista e propõe-se seguir os seguintes objetivos:
a) Defender os direitos das mulheres nas leis e na vida;
b) Promover a Igualdade de Género;
c) Promover a afirmação social, económica e política das mulheres e a sua participação paritária em todas as esferas de decisão;
d) Opor-se a todas as formas de discriminação e de violência sobre as mulheres e promover formas de solidariedade;
e) Combater todas as formas de exclusão social das mulheres, nomeadamente as que estão ligadas à feminização da pobreza;
f) Promover ações de formação e informação que contribuam para uma maior consciencialização e afirmação das mulheres, enquanto trabalhadoras e cidadãs intervenientes;
g) Valorizar o papel das mulheres no desenvolvimento das suas regiões;
h) Defender medidas de Acão positiva que permitam um maior acesso das mulheres à decisão política;
i) Elaborar estudos, publicações e desenvolver seminários, debates e outras ações de interesse para as mulheres;
j) Desenvolver redes e ações de intercâmbio e parceria a nível regional, nacional e internacional.
1. Violência de Género
a. SOS Mulher – Linha Informação e Orientação
b. Casa de Abrigo no Faial e Centro de Atendimento no Faial
c. Centro de Atendimento em São Miguel – Ponta Delgada e Gabinete na Ribeira Grande
d. Centro de Informação, Promoção e Acompanhamento de Políticas de Igualdade na Terceira
2. Formação e sensibilização
Formação e sensibilização para jovens em contexto escolar; mulheres em contexto de inserção; pessoas idosas; população em geral.
3. Direitos Sexuais e Reprodutivos
a. Despenalização do Aborto. O Referendo e a Nova Lei
b. Projeto Saúde Sexualidade e Género
4. Igualdade de Género – Integração do Género em diferentes áreas
a. Projeto Nas Asas da Igualdade – Ano Europeu, inclui ações nas diferentes Áreas da Igualdade na perspetiva de género e parcerias ativas
b. Projeto Empresárias. O Género nas Empresas
c. Projeto Mulheres na Pesca – 3 vertentes – Estudo sobre a situação das mulheres na pesca, nos Açores; Rede Associativa de Mulheres na Pesca nos Açores; Apoio a iniciativas empresariais inclusivas de mulheres, na pesca.
5. Área Organizacional – Delegação Regional da UMAR nos Açores
a. Celebração dos 15 anos da UMAR nos Açores articulando a ação de género “Nas Asas da Igualdade”
6. Outras atividades e projetos
a. 2008 – Migração Interculturalidade e Género; O Congresso Feminista; A Marcha Mundial das Mulheres
7. Institucional
8. Organizacional Associação