Em Janeiro do corrente ano, tendo dado realce à Festa celebrativa, em Dezembro, no Teatro Micaelense, foi a vez de apresentar Nas Asas da Igualdade – Doze meses Doze Temas, Projecto de 2007, Ano Europeu da Igualdade.
Além dos produtos já referidos, foi no mês de Agosto e neste mês de Setembro que se acrescentou mais informação: As Piratas da Igualdade, As Mulheres ao longo do Tempo e, o DVD Mulheres Invisíveis. Neste ano de 2022, a página Nas Asas da Igualdade já entrou no seu 16º ano de publicação no Açoriano Oriental.
Nesse ano marcante de 2007, outras acções foram também realizadas pela associação: A Prova de Fogo e de Bala, workshop de Andrea Inocêncio e, a participação da UMAR no Movimento pela Despenalização do Aborto em Portugal.
Destaca-se também as três Acções de Rua então realizadas. A primeira foi a Marcha contra a Violência Doméstica na Ribeira Grande, em parceria com a Edilidade, no dia 8 de julho. A segunda Acção decorreu em Ponta Delgada no dia 4 de Novembro, com diferentes parcerias. Por último e também promovida por UMAR-Açores Faial, aconteceu a Marcha contra a Violência na Horta, no Dia Internacional da Eliminação da Violência Contra as Mulheres, a 25 de Novembro.
Aqui também merece destaque a publicação da Agenda da Igualdade para 2008, ano integrado na 5ª Etapa da UMAR-Açores – 2007 e 2008, uma etapa de mudança organizacional na qual a Delegação Regional passou a ser UMAR-Açores Associação para a Igualdade e Direitos das Mulheres. Prosseguindo o combate à Violência Doméstica e de Género, lançado em 1997, a UMAR desenvolveu acções no Faial, na Terceira, em Santa Maria (ações pontuais) e em São Miguel, através do Serviço em Ponta Delgada, e do Gabinete na Ribeira Grande, em parceria com a Edilidade. Foi neste ano o Projeto Migração e Interculturalidade envolvendo mulheres migrantes em parceria com a AIPA; a exposição O Vulcão dos Capelinhos: História, Geografia e Migração, na ilha do Faial, em parceria com a Câmara Municipal da Horta; e a participação no II Congresso Feminista em Portugal, organizado pela UMAR Nacional, na Gulbenkian, em Lisboa com trabalhos apresentados por Rosa Neves Simas, Maria Joseph Sempere e Clarisse Canha. Dos estudos promovidos pela UMAR-Açores se realça: O Género nas Empresas e a Investigação-Acção sobre A Situação da Mulheres na Pesca nos Açores.