
Quem sou
Chamo-me Agostinho Miguel, sou licenciado em Sociologia e possuo uma pós-graduação em Família, Envelhecimento e Políticas Sociais. Nasci em Santiago do Cacém e sou o único técnico do sexo masculino da UMAR Açores.
O que faço
Atendimento e encaminhamento das utentes que procuram a nossa Associação. Procuro orientar e dar apoio na procura de emprego. Elaboro e realizo acções de sensibilização e de formação para diversos públicos alvo nas áreas da (Des)iguldade de Género, Violência de Género e Direitos Sexuais e Reprodutivos. Também desenvolvo trabalho de investigação em questões relacionadas com o género e organizo actividades que dêem visibilidade social às causas por que luta a UMAR Açores.

Quem sou
O meu nome é Ana Branco, tenho 22 anos e sou natural da bonita ilha Terceira. Durante estes 4 anos de permanência em S.Miguel, desenvolvi um carinho muito especial por esta ilha maravilhosa e suas gentes, daí a minha vontade de desenvolver o estágio profissional nesta.
O que faço
Sou licenciada em Serviço Social e neste momento desenvolvo o meu estágio profissional na UMAR, em Ponta Delgada.
Espero contribuir da melhor forma para o trabalho desenvolvido por esta associação, com novas ideias e reflexões. No fundo, poder participar activamente nesta luta de afirmação social, económica e política das mulheres e promoção efectiva da igualdade de género.
Tenho consciência dos entraves e/ou dificuldades que possam surgir durante esta caminhada, porém tal como referiu Gandhi “As coisas que queremos e parecem impossíveis só podem ser conseguidas com uma teimosia pacífica”.

Quem sou
Eu sou a Ana, sou aquilo em que a vida me vai tornando pelas diferentes experiências. Sou uma " Maria Papoila" em terras de São Miguel procurando ver no mar as linhas da planície que me criou.
O que faço
Na UMAR eu aprendo todos os dias e tento fazer o melhor possível nos atendimentos às vítimas de violência conjugal, abraço as acções de sensibilização, ofereço a minha voz a quem contacta a linha SOS Mulher e vestir a camisola UMAR em todas as iniciativas.

Quem sou
Sou Feminista. Por isso sou entusiasta de um mundo novo em que a cada pessoa são dadas as oportunidades de se realizar profundamente, quer no que faz, quer no seu íntimo, para ser o melhor que puder ser e sentir-se plena, motivada e feliz.
O que faço
Faço parte da Direcção porque gosto de me envolver na actividade da Associação, de forma a sentir que contribuo com as minhas ideias e acções na construção de uma sociedade mais igualitária e justa.
Sou Coordenadora da UMAR no Faial, por isso tento transmitir e implementar uma visão feminista à nossa intervenção, quer no trabalho com as mulheres que recorrem à UMAR através do Centro de Atendimento, quer no trabalho com as mulheres que estão integradas na Casa de Abrigo.
Esforço-me por motivar a equipa com que trabalho e, em conjunto, esforçámo-nos para ter sempre novas formas de intervir ao nível da prevenção, da (in)formação e da divulgação, quer no que diz respeito à Igualdade de Género, quer no que concerne à luta contra a violência.
Sou licenciada em Serviço Social, pelo que também exerço funções inerentes à minha formação. Destacaria o que faço na área do empowerment e advocacia social. Esta intervenção passa por um trabalho de orientação e motivação com as mulheres, no qual é necessário dotar as mulheres de conhecimento e informação, tanto ao nível dos seus direitos e deveres, como também no que se refere ao usufruto dos serviços.
Este tipo de trabalho requer um acompanhamento próximo das mulheres, principalmente numa fase inicial, e pretende dar-lhes ferramentas e meios que lhes permitam autonomizarem-se.

Quem sou
Sem texto
O que faço
Sem texto

Quem sou
Chamo-me Carla e sou natural da ilha do Pico, tendo nascido no ano de 1986.
Recentemente terminei a minha licenciatura em Educação Social e iniciei o Estagiar L na UMAR Açores em Outubro de 2009.
O que faço
Conjuntamente com @s meus/minhas colegas, colaboro no Programa de Educação Afectivo-Sexual em diversas escolas da ilha Terceira, como também, no Programa de Ajuda na Procura de Emprego/ Consciencialização de Competências.
Ajudo a planear e a concretizar iniciativas para assinalar datas importantes para a associação e a realizar acções de Sensibilização sobre Igualdade de Género e Violência Doméstica.
Desta forma, procuro promover um processo de dinamização para o auto desenvolvimento individual, grupal e comunitário.

Quem sou
Mulher, do Norte (Porto), mãe (privilegio da vida), Psicóloga (missão), Feminista (justiça de direitos), caminho saboreando a vida (às vezes demasiado rápido…)
O que faço
Visto a camisola da UMAR há cerca de uma década, pelo abertura de mentalidades de jovens ( e adultos) pela efetiva igualdade entre todos e todas, pelo combate à violência doméstica, porque quero que a minha filha encontre um mundo melhor (pelo menos sonho).

Quem sou
Sou uma pessoa que tem crescido muito ao longo da vida. Esse crescimento representa aprofundamento dos meus objectivos na vida, alargamento de horizontes, compreensão e persistência nas Causas Político-Sociais pela justiça, igualdade entre os géneros e partilha das riquezas do Planeta. Sou Feminista de convicção: pensamento e acção. Acredito que um Outro Mundo é possível. Sinto-me bem comigo própria. Nasci em 1947, numa ilha, cresci noutra ilha, vivo agora noutra ilha. O mar é sempre azul. Gosto da sua vastidão.
O que faço
Acompanho, as pessoas as equipas. Procuro incentivar os diferentes papeis das pessoas, ajudar nos alicerce dos caminhos feministas no percurso desta organização de origem nacional, que este ano de 2008, passa de Delegação a Associação

Quem sou
Sou a Cláudia Silva, natural de São Miguel. Sou licenciada em Psicologia e de momento estou no 5º ano do Mestrado Integrado em Psicologia da Justiça (Universidade do Minho).
O que faço
Estou a fazer o meu estágio curricular na UMAR, que tem a duração de 6 meses. Estou me concentrando na análise de informação sobre o homicídio conjugal, pois é uma problemática que tem vindo a afectar cada vez mais o nosso meio.

Quem sou
Chamo-me Cristina Mota, tenho 30 anos, sou casada, e sou natural e residente na ilha do Faial. Sou licenciada em Serviço Social, pela Universidade de Ponta Delgada. Logo após terminar a minha licenciatura, abriu-se uma porta de trabalho na UMAR Açores - delegação do Faial, onde ainda permaneço até à data. Estes 8 anos de trabalho foram feitos de dedicação, empenho e também de crescimento pessoal e profissional.
O que faço
Todas as tarefas que compete á Assistente Social e mais algumas ... desde o acompanhamento social das utentes que nos chegam, mulheres de violência doméstica e mulheres em risco; ações de sensibilização junto de diversos públicos-alvo, e outras tarefas adjacentes que sejam necessárias. É um trabalho pró-ativo e dinâmico sempre visando a salvaguarda dos direitos das mulheres.

Quem sou
Sou uma pessoa que acredita que a liberdade , o amor, o respeito são tudo para uma união familiar.
O que faço
Não faço mais que o meu dever, incentivo, valorizo, mostro que somos todas iguais e que todas as mulheres tem que lutar pelos seus sonhos…

Quem sou
Sou a Joana Medeiros e vivo, com a minha família, na maravilhosa ilha de S.Miguel (não menosprezando as outras), terminei recentemente a minha licenciatura em sociologia, daí o meu fascínio pelo estudo dos fenómenos sociais e consequentemente pelo estudo do comportamento dos indivíduos enquanto seres sociais.
Considero-me uma pessoa simpática, amiga e relativamente ao campo profissional muito exigente nas tarefas que executo.
O que faço
Sou estagiária na UMAR, por isso faço parte desta família á relativamente pouco tempo, como tal, cada dia que passa é sempre mais um de aprendizado e de enriquecimento pessoal, o que permite que a minha experiência em termos profissionais se enalteça.
O meu trabalho, para além de outros aspectos, está relacionado com o projecto das mulheres na pesca -“Ilhas em Rede”, que considero ser, mais uma forma fantástica de enaltecer o papel e o valor das mulheres e, sobretudo de buscar a Igualdade entre homens e mulheres, que cada vez mais, tem vindo a se afirmar.

Quem sou
Eu sou a Lúcia Oliveira Couto ...
A minha identidade constrói-se em torno de uma família fantástica , marido e dois filhos.
Em poucas palavras defino-me como figura materna, pacífica e acolhedora.
O que faço
Na minha vida profissional sou escriturária de 3ª categoria, quanto às funções estou ligada ao atendimento em geral, arquivo de pastas e contabilidade.

Quem sou
Uma pessoa que acredita num futuro melhor.
O que faço
Trabalho na Umar, onde tento dar o meu melhor, para proteger e incentivar as mulheres a conquistarem a sua autoestima para um futuro melhor.

Quem sou
Sem texto
O que faço
Sem texto

Quem sou
Maria José Raposo, micaelense, mulher, mãe , trabalhadora, sempre na tentativa de me superar a mim própria.
O que faço
Faço prevenção - na área social fazendo as mulheres reflectirem que são capazes, podem ser independentes, GRANDES e geradoras do seu futuro.

Quem sou
Chamo – me Maria Goreti Andrade, Faialense, com 47 anos, sou divorciada. Nos meus tempos livres gosto de ouvir música, ler e estar com os amigos.
O que faço
Sou escriturária de 1ª.categoria, faço encaminhamento das utentes, arquivo pastas e atendimento telefónico.

Quem sou
Sou o que consigo ser com uns pozinhos de desejo, opinião e experiência. Tento ser o que não fui e com isso construo o que irei ser.
Vivo no paraíso e com isso me contento. Embala-me a brisa do mar e sinto a fúria dos vulcões. Aproveito cada dia como se o sol fosse uma dávida. Também sinto a tristeza e todos os sentimentos que são proibidos… Vivo para a liberdade.
O que faço
Uso o que sei para dar mais de mim, ajudando e aprendendo. Na UMAR faço o que sinto e o que é ”pedido” por quem largou a voz.

Quem sou
Chamo-me Natália Bautista, sou Assistente Social e Mediadora Familiar.
O que faço
Trabalho na UMAR-Açores há quase um ano. Comecei na UMAR sendo a responsável pelo projecto “Mulheres Empresárias dos Açores. O Género no Sector Empresarial”. O meu trabalho consistiu em fazer entrevistas em profundidade às diferentes empresárias das diferentes ilhas. Após realizar as entrevistas tinha que as transcrever e analisar, para no fim poder observar a realidade das empresárias Açorianas.
Com o tempo comecei a desenvolver em paralelo um novo projecto: “Migração, Interculturalidade e Género”, o qual toca-me de perto, já que eu também sou imigrante nesta terra, e o facto de poder criar um espaço onde mulheres imigrantes podem juntar-se; conhecer outras pessoas, outras culturas, e criar laços, era na minha opinião, uma necessidade de muitas pessoas na ilha.
No início tinha sido contratada com a finalidade de elaborar e desenvolver um projecto sobre sexualidade. Junto com a Carla Rocha (psicóloga da UMAR-Açores na Terceira) e as dicas do resto da equipa da UMAR-Açores elaboramos o projecto “Sexualidade e Género” o qual só começou a desenvolver-se há relativamente pouco tempo, já que estivemos à espera de apoio económico para o desenvolver…
Como o apoio económico não chegava, decidimos desenvolvê-lo com os nossos próprios recursos.
Estes são os três projectos da UMAR-Açores onde eu desenvolvo o meu trabalho, e com os quais não só cresço como profissional, mas também como pessoa.
Muito Obrigada UMAR-Açores por me dar a oportunidade de crescer convosco.

Quem sou
Sou uma jovem mãe, amiga, trabalhadora com qualidades e defeitos como todo o ser humano, mas acima de tudo uma sonhadora.
O que faço
Com a colaboração das minhas colegas, damos apoio às utentes a nível psicológico, social, familiar, etc. Para elas conquistarem a sua auto estima e assim reorganizarem a sua vida.

Quem sou
Sou a Raquel, jurista da UMAR Açores delegação do Faial. Sou bracarense, mas casei com um faialense e tenho uma princesa com 3 anos e um príncipe com 3 meses. Sou mulher, mãe e esposa, mas acima de tudo sou uma alma apaixonada.
O que faço
Apoio juridicamente, moralmente e socialmente todas as mulheres que solicitam a nossa ajuda. Hoje em dia, deparamo-nos com os mais variados problemas, vicissitudes e obstáculos, em diversas áreas e eu estou lá para acompanhar e ajudar no que necessitarem.

Quem sou
olá, chamo-me raquel e trabalho na UMAR - Açores!
O que faço
Apoio/acompanhamento psicológico, psicossocial e psicoterapêutico (feminista e construtivista);
Formação e ações de sensibilização na área da Igualdade de Género;
Gestão de linha de ajuda SOS-Mulher (808 200 175) ;
Facilitadora de grupos de entreajuda para mulheres vítimas do crime de violência doméstica

Quem sou
Sou a Rita, nasci na Ilha Terceira em 1983. Em Setembro de 2008 integrei-me nesta equipa e tenho muito orgulho em trabalhar na e para a UMAR Açores/ CIPA. A luta pela eliminação da violência e pela igualdade de oportunidades são causas em que acredito e pelas quais tento dar o meu melhor.
O que faço
Dou apoio psicológico às mulheres vítimas de violência de género, participo na sensibilização junto de crianças e jovens no sentido da prevenção. Dou voz às motivações feministas. Em suma, tento colaborar na longa caminhada que é conseguir a concretização dos direitos humanos!

Quem sou
Sou a Rogéria, nasci nas Flores há 27 anos numa freguesia chamada Santa Cruz. Fui criada numa família de agricultores e tive uma infância rodeada de ar puro e natureza na sua forma pura.A minha origem condicionou aquilo que sou hoje, uma pessoa simples e amiga dos amigos.
O que faço
Tudo o que a UMAR precisar para a busca da Igualdade de Género.

Quem sou
Sou uma jovem mulher nascida nos anos 70 em Ponta Delgada, tenho raízes do Nordeste, o paraíso da ilha de S. Miguel, tenho 2 orquídeas muito cheirosas as quais partilho-as com o cravo da minha vida.
Vou evoluindo com o decorrer do tempo e crescendo com a experiência de vida, a cada obstáculo que encontro tento contorná-lo. Estou sempre disponível para o próximo.
O que faço
O meu percurso na UMAR tem sido muito gratificante, tenho aprendido e enriquecido o meu conhecimento em diversas áreas, principalmente, pelo contacto com as situações reais da nossa sociedade, o que despertou-me para a valorização da essência da vida.
Trabalhamos em equipa com a mesma finalidade: ajudar as mulheres e mudar as mentalidades

Quem sou
Sou mulher mas acima de tudo sou um ser humano. Acredito na bondade e sou esperançosa.
O que faço
Em colaboração com as minhas colegas construímos pontes. Pontes que levam a uma vida nova e melhor.

Quem sou
Sem texto
O que faço
Sem texto

Quem sou
Sou natural de S. Jorge, vivo na ilha do Faial há vários anos. Sou mãe, amiga, colaboradora e lutadora pelo que acredito.
O que faço
Trabalho na equipa Umar, onde todos os dias são um desafio; tento dar o melhor que sei em apoiar e incentivar as mulheres para um futuro melhor. Faço voluntariado.