PESQUISAR


Janela sobre o Passado UMAR nos Açores

2022-08-22 01:00:00

“Nas Asas da Igualdade” foi lançado em 2007, Ano Europeu da Igualdade, num projeto anual, oferecendo temas e diversidade artística em cada mês. Após termos falado, nos meses anteriores, das diferentes Etapas e ações da UMAR nos Açores, chegando a este mês de agosto, um pouco soalheiro e de boa temperatura, entramos na Quinta Etapa da UMAR nos Açores que abraça os dois anos de 2007 a 2008.


A criação deste Projeto “Nas Asas da Igualdade” merece uma nota particular, pois foi no final de2006, depois do Congresso em Angra do Heroísmo, que houve uma reunião para trocar ideias de maneira informal entre Rosa Neves Simas e Clarisse Canha. Ao percebermos que 2007 seria o Ano Europeu da Igualdade, resolvemos nos concentrar na preparação de um Projeto para esse ano, cada mês dedicado a uma temática. As ideias foram surgindo ligadas adiferentes temas, apostando no papel das mulheres nas diferentes áreas da sociedade. Aqui surge a importância de se trabalhar em Parceria com outras associações nos Açores, a maioria das quais aceitou a nossaproposta, o que permitiu reunir e debater questões marcantes para a Mulher e, por exemplo, a música, o ensino superior, as artes, a religião, a emigração e as faixas etárias jovem e sénior.

A ação de cada mês foi acompanhada pela página“Nas Asas da Igualdade”neste jornal, dando início a esta publicação mensal que já vai no 16º ano.  O Projeto de 2007 foi marcante para a associação UMAR, que assumiu a ação no decorrer do ano. Foi também importante alargando a sua ação através das parcerias, permitindo a troca de conhecimentos, experiências e necessidades em relação às questões de género, com cada uma das organizações envolvidas incluindo o Conservatório de Ponta Delgada, a Universidade dos Açores, o Museu Carlos Machado, por exemplo.

O Projeto foi apresentado no início do ano 2007, na delegação da Assembleia Regional, em Ponta Delgada e arrancou logo em janeiro com a abordagem e dos direitos sexuais e reprodutivos, incluindo o tema da despenalização do aborto em Portugal, cujo Referendo decorreu no início de fevereiro de 2007. Fruto da parceria com a Escola Superior de Enfermagem, a ação realizou-se no auditório da mesma com casa cheia, e merece destaque não só pelo debate havido, mas, também pela participação da Escola de Milagres Paz, que apresentou um excelente e comovente trabalho artístico que muito nos comoveu, e aqui se ilustra.

Aqui ficamos deixando para setembro a continuação da história e percursos da UMAR nos Açores! Facebook, Instagram e www.umaraçores.org

|| Clarisse Canha

Asas da Igualdade publicado no Açoriano Oriental, no dia 20 de agosto, 2022

 Ver galeria de fotos

Asas da Igualdade

A partir daqui pode ver Nas Asas da Igualdade: edição mensal da Umar-Açores e publicação no Açoriano Oriental.




SETEMBRO 2022
D S T Q Q S S
123
45678910
11121314151617
18192021222324
252627282930

GALERIA DE FOTOS

UMAR


Mulheres na Pesca