PESQUISAR


Janela sobre o Passado UMAR nos Açores

2022-08-01 01:00:00

No decorrer do primeiro semestre do corrente ano integrado na Janela sobre o Passado – UMAR nos Açores, falamos de diferentes Etapas do percurso da UMAR nos Açores incluindo a Quarta Etapa que agora se pretende concluir. O primeiro destaque vai para o campo dos estudos de género já anteriormente realizados. Nesta Etapa foi também tempo de desenvolver o projeto de Investigação-Ação Mulheres na Pesca nos Açores – “Estamos cá; Existimos”.


Os resultados deste Projeto realizados a partir das diferentes ilhas do arquipélago, surgem da necessidade sentida pela associação junto das comunidades piscatórias, mas também teve um grande enfoque na ação desenvolvida no Programa EQUAL Mudança de Maré, (projeto de inclusão da perspetiva de género e aproximação às comunidades), o qual foi coordenado por Organizações da Pesca através de Parcerias com organizações de diferentes áreas locais, regionais e transnacionais. É também no final desta Quarta Etapa que a UMAR realizou o Congresso Regional, sob o lema “Das problemáticas e desafios à criação de uma nova imagem da Mulher”. Realizado na Terceira, em 2006, aprofundava-se, então, a atividade iniciada nos anos 80 e consolidava-se o apelo organizativo e a emergência de novas condições de agilização do trabalho da UMAR nos Açores. Este Congresso, pela diversidade e abrangência temática contribuiu para um maior reforço desta associação feminista em diferentes áreas da sociedade. A importância e o impacto da ação da UMAR nos Açores decorrem e também do aspeto organizativo da associação, no trabalho e intercâmbio em diferentes ilhas, e das Parcerias, onde se tem apostado na diversidade em paralelo com a intervenção em áreas comuns como a violência doméstica e de género.

Chegamos ao ponto de concluir acerca desta Quarta Etapa da UMAR nos Açores, decorrida entre 2002 e 2006, sabendo-se que no próximo mês de Agosto, iremos prosseguir commais informação sobre o percurso desta associação feminista nos Açores. Ver: Facebook, Instagram, www.umaracores.org

 Ver galeria de fotos

Asas da Igualdade

A partir daqui pode ver Nas Asas da Igualdade: edição mensal da Umar-Açores e publicação no Açoriano Oriental.




SETEMBRO 2022
D S T Q Q S S
123
45678910
11121314151617
18192021222324
252627282930

GALERIA DE FOTOS

UMAR


Mulheres na Pesca