PESQUISAR


Encerramento da Campanha 16 Dias de Ativismo

2020-12-10

Em dia de encerramento da Campanha  16 Dias de Ativismo pelo Fim da Violência contra as Mulheres, é  também tempo de lembrar que esta luta continua. Aqui se fala do que foi a Campanha nos Açores. Igualmente se destaca a iniciativa da UMAR Madeira, que assinala o Dia Internacional dos Direitos Humanos com um video: uma reflexão sobre o tema, em ano de pandemia.


Com início em 25 de novembro, Dia Internacional pela Eliminação da Violência contra as Mulheres, numa iniciativa da UMAR-Açores, a Campanha contou com a participação de diferentes pessoas e organizações num trabalho de parceria ativa. Apesar das restrições da situação da Pandemia, realizaram-se diferentes tipo de atividades. 
Duas iniciativas diárias foram lançadas na abertura da Campanha. «Não À Violência Contra As Mulheres», publicação de postais diários no  Facebook – UMAR-Açores, parceria com a ACEESA; e, “Ativismo Na Imprensa”, numa parceria dos jornais Açoriano Oriental, Correio Dos Açores e Diário dos Açores, publicação de artigos de opinião inseridos no tema geral da Campanha. Destaca-se também neste dia a Participação da UMAR- Açores na Webinar – do Núcleo de São Miguel da AMNISTIA INTERNACIONAL, «Dia Internacional da Eliminação da Violência Contra as Mulheres.
O programa desenvolvido ao longo dos 16 Dias de Ativismo, para além das iniciativas acima referidas, incluiu diferentes tipo atividades, tais como Formação e Workshops online:  
-«Violência Doméstica em Casais do Mesmo Sexo» - Parceria com a CASA QUI e UMAR- Faial
-Lançamento de QUIZZ e interação direta com o público sobre questões Trans – parceria com a plataforma AS CORES DOS AÇORES 
-Workshop On-Line - «Maternidades Feministas», dinamizado por Mónica López
-Workshop On-Line - «Consentimento Sexual: Sim é Sim, Não é Não», Parceria Associação de Planeamento Familiar
- A encerrar a Campanha, «Violência Na Intimidade: O Que Preciso. Saber?» no Facebook. Dinamização a cargo das psicólogas da UMAR-Açores, Faial, São Miguel e Terceira.
Finalmente referimos duas notas. A primeira é de que tiveram de ser adiadas alguma das atividades previstas, no que se destaca:
“Pornografia Feminista. Um olhar de igualdade de género” - Parceria com a APF-Açores, prevendo-se, no entanto, a realização posterior deste workshop, em data a agendar.
-Percurso pelas ruas históricas de Ponta Delgada, parceria com a Lagarta de Ponta Delgada que teve de ser adiada, pela situação da Pandemia COVI-19, atividade prevista para o encerramento da Campanha, 10 dezembro Dia Mundial dos Direitos Humanos.
E a proposito desta data, e porque a nossa luta, vai para além do mar e da terra, terminamos destacando a iniciativa da UMAR Madeira, nesta data, que assinala o Dia Internacional dos Direitos Humanos com um excelente video. Com a participação de mais de uma dezena de participantes: “uma reflexão sobre o tema, em ano de pandemia” (ver Facebook UMAR Madeira.
 
|| Clarisse Canha UMAR-Açores
10 dezembro, 2020

 Ver galeria de fotos

Asas da Igualdade

A partir daqui pode ver Nas Asas da Igualdade: edição mensal da Umar-Açores e publicação no Açoriano Oriental.
A página Nas Asas da Igualdade foi lançada pela UMAR-Açores, integrada no projeto com o mesmo nome, desenvolvido em 2007 Ano Europeu da Igualdade e prossegue desde então até aos nossos dias



JANEIRO 2021
D S T Q Q S S
12
3456789
10111213141516
17181920212223
24252627282930
31

GALERIA DE FOTOS

UMAR


Mulheres na Pesca