PESQUISAR


Fim às várias formas de violência contra as Mulheres

2020-11-28

UMAR-Açores e diferentes entidades desenvolve a Campanha 16 Dias de Ativismo pelo Fim da Violência contra as Mulheres. Campanha lançada em 1991, por 23 ativistas feministas, de diferentes países, reunidas pelo CWGL - Centro de Liderança Global de Mulheres, da Universidade de Rutgers, Estados Unidos, com o objetivo de promover o debate, denunciar e erradicar as várias formas de violência contra as mulheres

.Inicia-se a 25 de novembro – Dia Internacional pela Erradicação da Violência Contra a Mulher, e termina no dia 10 de dezembro – Dia Internacional dos Direitos Humanos. Ao associar estas duas datas, procura-se chamar a atenção para o fato de que os direitos das mulheres, são também direitos humanos.

Pergunta-se, justifica-se a continuação desta Campanha?

Sim, porque, hoje, como ontem, “no mundo, todos os dias, mulheres são assassinadas, violentadas, mutiladas, traficadas, assediadas sexualmente na rua e no trabalho, sofrem de violência doméstica, e obrigadas a casamentos forçados. Assistimos à continua vinculação pelos média de estereótipos de género, com a complacência de governos e sociedades assentes em estruturas patriarcais e ideologias militaristas, perpetuando formas violentas de masculinidade que põe em causa a segurança e a dignidade de mulheres, crianças e homens.” (Campanha 2017)

Programa em tempo de Pandemia

No dia 25 de novembro, destacamos, na Abertura da campanha, duas ações, que prosseguem até ao dia 10 de dezembro: «Não À Violência Contra As Mulheres», publicação de postais diários no Facebook – parceria com a ACEESA e, “Ativismo Na Imprensa”, publicação diária de artigos de opinião, nos jornais locais: Açoriano Oriental, Correio Dos Açores e Diário dos Açores.

Em tempos de Pandemia teve de adaptar-se o Programa, adiando inclusive algumas ações inicialmente previstas. No entanto, a Campanha mantem diferentes tipo de atividades, em resultado do esforço da organização e das diferentes entidades parceiras, cujo empenho, de antemão se agradece.

|| Clarisse Canha

Asas da Igualdade, Açoriano Oriental, 28 novembro, 2020

Ver mais: Facebook UMAR-Açores

 Ver galeria de fotos

Asas da Igualdade

A partir daqui pode ver Nas Asas da Igualdade: edição mensal da Umar-Açores e publicação no Açoriano Oriental.
A página Nas Asas da Igualdade foi lançada pela UMAR-Açores, integrada no projeto com o mesmo nome, desenvolvido em 2007 Ano Europeu da Igualdade e prossegue desde então até aos nossos dias



JANEIRO 2021
D S T Q Q S S
12
3456789
10111213141516
17181920212223
24252627282930
31

GALERIA DE FOTOS

UMAR


Mulheres na Pesca