PESQUISAR


Atvismo feminista em tempos de Pandemia - marcha Mundial de Mulheres

2020-08-03

A pandemia criada pelo COVID-19 acentuou ainda mais as desigualdades sociais e económicas e a crise sanitária e social que criou demonstrou que a luta feminista é hoje ainda mais necessária. Esta pandemia colocou também novos desafios à forma como os movimentos sociais se articulam e organizam as suas ações de luta.


Para uma organização como a Marcha Mundial de Mulheres, que trabalha na construção de um sujeito feminista coletivo a nível global em articulação com lutas locais, esta crise que vivemos trouxe ainda mais desafios ao desafio que já é articular tantas lutas e tão diversas. Em ano de ação internacional onde deveríamos reunir na fronteira da Guatemala com as Honduras e realizar várias ações simbólicas nas fronteiras de diversos países e regiões, as restrições impostas às viagens e encontros obrigou a que a MMM cancelasse estes eventos.

 

A MMM compreende que a nossa luta, mesmo passado 20 anos de existência, continuam a ser importantes campos de ação política e debate e, como tal, buscou alternativas para responder ao desafio de organizar uma ação final a 17 de outubro. Assim sendo, decidimos organizar uma semana de actividades com um mapa que nos levará ao dia da ação final. Teremos uma escola feminista virtual nos primeiros três dias, seguindo-se  dias de uma intensa partilha de vídeos, poemas, textos, fotos, arte e outros materiais que as diferentes regiões organizaram no decurso da nossa V ação. Finalizaremos com as 24 horas de ação feminista chamando a atenção para a necessidade de articular as várias lutas que a luta feminista engloba, este ano focando-se mais na luta contra as transnacionais e as migrações.

Como sempre, contamos com todas para as nossas vozes serem ouvidas em todo o mundo! 

Vânia Martins

Asas da Igualdade, Julho 2020

 Ver galeria de fotos

Asas da Igualdade

A partir daqui pode ver Nas Asas da Igualdade: edição mensal da Umar-Açores e publicação no Açoriano Oriental.
A página Nas Asas da Igualdade foi lançada pela UMAR-Açores, integrada no projeto com o mesmo nome, desenvolvido em 2007 Ano Europeu da Igualdade e prossegue desde então até aos nossos dias



SETEMBRO 2020
D S T Q Q S S
12345
6789101112
13141516171819
20212223242526
27282930

GALERIA DE FOTOS

UMAR


Mulheres na Pesca