PESQUISAR


Nomes Que Damos às Pandemias

2020-06-02

O princípio é sempre importante, e começa a dar forma à nossa perceção do que se segue. No princípio criou Deus os céus e a terra – assim começa a Bíblia, e a separação entre o espiritual e o material, entre o divino e o humano. O estudioso Edward Said até distingue a origem, que é divina e mítica, do princípio, que é secular e humano, e o primeiro passo na produção do significado que pretendemos dar ao que nomeamos. 

Foi no fim do século XIX que a ciência foi buscar ao latim a palavra “vírus” com o significado de “veneno” ou “toxina”. Mas com o tempo foi preciso ir distinguindo os vários tipos destes micróbios que estão na fronteira entre os seres vivos e os não-vivos, pois só sobrevivem usando uma célula de algum ser vivo. E porque tem havida, vezes de mais, a tendência de se adotar nomes que são prejudiciais para certos grupos da sociedade, a Organização Mundial de Saúde adotou o nome de covid-19, do inglês coronavirus disease 2019, um termo técnico que combateu a tendência de se atribuir o vírus a este ou outro país ou povo, como aconteceu no início desta pandemia. 
Foi uma medida sensata e fundamentada, pois a história das pandemias mostra como nomes desadequados causam preconceitos que nem correspondem à realidade. Por exemplo, o chamado vírus do Ébola tem o nome de um rio que nem se situa na zona onde a doenças surgiu. A chamada gripe espanhola não originou em Espanha, e a gripe suína tem esse nome, mas não corresponde apenas a esta espécie.
|| Rosa Neves Simas
Asas da Igualdade de Maio, publicada no Açoriano Oriental, 2 de Junho 2020 

 Ver galeria de fotos

Asas da Igualdade

A partir daqui pode ver Nas Asas da Igualdade: edição mensal da Umar-Açores e publicação no Açoriano Oriental.
A página Nas Asas da Igualdade foi lançada pela UMAR-Açores, integrada no projeto com o mesmo nome, desenvolvido em 2007 Ano Europeu da Igualdade e prossegue desde então até aos nossos dias



JULHO 2020
D S T Q Q S S
1234
567891011
12131415161718
19202122232425
262728293031

GALERIA DE FOTOS

UMAR


Mulheres na Pesca