PESQUISAR


Feminismo pra frente

2020-03-30

No momento em que esta especial Asas da Igualdade, se publica, o nosso planeta é abalado por mais uma epidemia mundial. A COVID-19, deixa um rasto de milhares de casos e mortes por todo o mundo, e, somos convidadas/os a ficar em casa. A casa, lugar de afetos, cuidados e bem-estar! Mas também se sabe, que o isolamento pode potenciar situações de Violência Doméstica, o que mantém alerta as organizações de apoio à mulher e as linhas na área da VD.


E os femicídios revelam-se. Em Portugal 2 casos, em Março, duas mulheres assassinadas por seus companheiros, este mês, juntando-se aos outros 2 femicídios, já decorridos este ano, um em Janeiro, outro em Fevereiro. 
Passamos ao tema principal desta página, o 8 de Março, 2020, notícias a nível Mundial e Nacional, Continente e Madeira, cujas colaborações se agradece. Estes olhares ajudam-nos a alargar o horizonte. 
Nos Açores, a diversidade de iniciativas sobre o 8 de Março, demonstram uma evolução sobre o reconhecimento do Dia Internacional da Mulher, isto se compararmos com o que se passava há algumas dezenas de anos atrás em que esta era uma data ignorada e, nalguns casos rejeitado o seu significado e importância. 
Em 2020, nas ações promovidas pela UMAR-Açores, em parceria com outras organizações, destaca-se a adesão à Greve Feminista Internacional e, a Marcha Mundial de Mulheres, que lançou a sua 5ª Ação Internacional. Aproveitamos para realçar o dinamismo associativo como base da cidadania participativa. Sobre as ações realizadas no Faial, Terceira e São Miguel, damos conta no nosso site www.umaracores.org.
A terminar, fica um dos motes do 8 de março, em Ponta Delgada, e não só: “feminismo pra frente, machismo pra trás”. É preciso!
|| Clarisse Canha, UMAR-Açores
Em Asas da Igualdade, 28 de Março, 2020 Açoriano Oriental

 Ver galeria de fotos

Asas da Igualdade

A partir daqui pode ver Nas Asas da Igualdade: edição mensal da Umar-Açores e publicação no Açoriano Oriental.
A página Nas Asas da Igualdade foi lançada pela UMAR-Açores, integrada no projeto com o mesmo nome, desenvolvido em 2007 Ano Europeu da Igualdade e prossegue desde então até aos nossos dias



SETEMBRO 2020
D S T Q Q S S
12345
6789101112
13141516171819
20212223242526
27282930

GALERIA DE FOTOS

UMAR


Mulheres na Pesca