PESQUISAR


5ª Ação Internacional

2020-03-30

A Marcha Mundial de Mulheres é um movimento feminista internacional permanente que quer mudar o mundo para mudar a vida das mulheres.Em 2020 organizamos a nossa V Ação Internacional onde nos concentramos em lutar contra o modelo capitalista, racista, colonialista e heteropatriarcal que nos impõem, marcado por uma ofensiva neoliberal que ataca a democracia e potencia a ascensão da extrema direita.


Iniciamos a nossa ação a 8 de Março e saímos à rua em diversos pontos do planeta denunciado a inversão de importantes conquistas do movimento feminista e reclamando direitos tais como a despenalização do aborto e uma vida livre de violência.
Na América Latina, a Marcha somou-se às gigantescas manifestações de mulheres que exigiam autonomia corporal e o direito a decidir assim como mudanças e alternativas políticas aos atuais modelos neoliberais que dominam a região. 
Em África, destaque para as companheiras Moçambicanas que estiveram nas ruas exigindo o fim dos casamentos infantis, o acesso das mulheres à terra e o fim da violência contra as mulheres numa altura em que zonas do país estão a ser tomadas pelo estado Islâmico. E ainda para as companheiras do Sahara Ocidental que, desde os campos de refugiados em Tindouf, denunciaram a ocupação do seu território e pediram solidariedade para os presos e presas políticos/as.
Na região da Ásia-Oceânia notou-se um crescimento na capacidade de mobilização da Marcha com mulheres na rua exigindo segurança e melhoria das suas condições de vida. Na Nova Caledónia, ainda marcada pelo peso da insularidade e pelo domínio francês, as exigências centraram-se nas inequalidades e no colonialismo.
Na Europa, e à semelhança do que se passou em Portugal, a marcha juntou-se maioritariamente às manifestações da greve feminista. A ação da Marcha em Bruxelas expressou a sua solidariedade com a situação das mulheres mexicanas durante a manifestação do dia Internacional das mulheres, que reuniu 10 mil mulheres.
 
As mobilizações foram um alento para este ano de ação internacional, seguras que continuaremos em marcha até 17 de Outubro exigindo um mundo justo para as mulheres e lutando contra este sistema que nos desumaniza. Já no dia 24 de Abril, apesar do isolamento, arranjaremos forma de denunciar, juntas e em diversos pontos do planeta, as corporações que alimentam este sistema. 
Seguiremos em marcha até que todas sejamos livres!
Resistimos para viver, marchamos para transformar!
 
|| Vânia Martins - Comité internacional da Marcha Mundial de Mulheres
Em Asas da Igualdade, 28 de Março, 2020, Açoriano Oriental

 Ver galeria de fotos

Asas da Igualdade

A partir daqui pode ver Nas Asas da Igualdade: edição mensal da Umar-Açores e publicação no Açoriano Oriental.
A página Nas Asas da Igualdade foi lançada pela UMAR-Açores, integrada no projeto com o mesmo nome, desenvolvido em 2007 Ano Europeu da Igualdade e prossegue desde então até aos nossos dias



SETEMBRO 2020
D S T Q Q S S
12345
6789101112
13141516171819
20212223242526
27282930

GALERIA DE FOTOS

UMAR


Mulheres na Pesca