PESQUISAR


Uma semana de comemorações do dia das Mulheres muito preenchida na Madeira

2020-03-30

Desde que foi criado o Conselho Municipal para a igualdade, no Município do Funchal que as comemorações do dia das Mulheres começaram a se alargar e a congregar uma série de iniciativas de muito valor e também muito diversificadas, abrangendo públicos dos mais jovens aos mais velhos.


Este ano, em protocolo firmado entre o Município e a Embaixada da Suécia, tivemos uma exposição, com figuras mundiais que trabalham no terreno em vários locais do mundo sobre os direitos das mulheres. Esta exposição foi seguida de conversa com a Embaixadora e uma representante da CIG e foi muito interessante acompanhar as várias realidades e verificar o estádio de evolução em que as mulheres participam chegando-se à conclusão que ainda existe muito trabalho por fazer, a todos os níveis até porque o que hoje são direitos adquiridos amanhã, perante uma grande crise podem ficar em causa.
Também foi realizada uma Tertúlia dirigida aos jovens, onde estiveram presentes várias turmas do secundário sobre a importância das profissões onde as mulheres e homens ainda são minorias. Tivemos mulheres que deram o seu testemunho desde uma comandante de um avião, uma graduada da GNR, um educador de infância e uma jovem de 16 anos campeã de karting. Foi muito interessante perceber quantos preconceitos ainda existem em relação a uma verdadeira igualdade no que toca às profissões.
Nesta semana a UMAR/Madeira lançou um livro, 1ª colectânea dos artigos do seu blogue “Feminismos é Igualdade”. Este livro tem artigos 69 artigos de 15 pessoas que escreveram entre Julho 2018 a Dezembro de 2019, contendo uma introdução da minha autoria, que coordenei o Blogue, e um prefácio do Presidente da CMF Miguel Gouveia. Neste livro podem ser encontradas várias visões sobre o tema, até porque alguns autores não são Umaristas e até convidamos alguns homens a participar. Este Blogue vai continuar a partir de Abril com mais algumas pessoas a colaborar. Foi um momento muito interessante onde se debateu a importância da divergência e da unidade na acção para ajudar a construir um mundo novo mais igualitário e mais humano onde as mulheres tenham ocupem o lugar a que têm direito.
No próprio dia 8 de Março o Teatro Municipal abriu as portas para podermos ver o filme da Raquel Freira “As mulheres do meu País” e foi um momento inesquecível. Grande filme que recomendo vivamente a quem puder ver.
Na Junta de freguesia de S: Martinho teve lugar um debate bastante diferente, muito participado, quase duas centenas de pessoas, onde foram alguns homens falar da importância que as mulheres tiveram na sua vida. Desde a mãe, sogra, irmãs, esposas, avós, até algumas mulheres públicas que pelo seu exemplo também contribuíram para serem homens mais realizados sem preconceitos.
Outras actividades aconteceram para as crianças com actividades lúdicas. Sessões nas escolas pela equipa do ARTHEMIS da UMAR/Madeira em vários graus de ensino, etc. Foi uma semana muito cheia e conseguiu-se falar naquilo que interessa através da comunicação social que teve também um papel importante em algumas das realizações passar a mensagem que comemorar o dia das mulheres é falar na luta pelos seus direitos e que os mesmos não estão totalmente assegurados que é preciso continuar a lutar.
!!Guida Vieira
Dirigente Regional da UMAR
Conselheira para a Igualdade no Município do Funchal
Em Asas da Igualdade, Açoriano Oriental, 28 de Março 2020

 Ver galeria de fotos

Asas da Igualdade

A partir daqui pode ver Nas Asas da Igualdade: edição mensal da Umar-Açores e publicação no Açoriano Oriental.
A página Nas Asas da Igualdade foi lançada pela UMAR-Açores, integrada no projeto com o mesmo nome, desenvolvido em 2007 Ano Europeu da Igualdade e prossegue desde então até aos nossos dias



OUTUBRO 2020
D S T Q Q S S
123
45678910
11121314151617
18192021222324
25262728293031

GALERIA DE FOTOS

UMAR


Mulheres na Pesca