PESQUISAR


Todos e Todas, no Mesmo Barco

2020-03-29

Como ilhéus que somos, a viver sobre pedaços de terra rodeados pelo mar por todos os lados, percebemos logo, e bem, a expressão popular, “Estamos todos no mesmo barco” – expressão que, por razões óbvias, ajustaria para: “Estamos todos e todas no mesmo barco” na situação atual que vivemos, fruto dos riscos e danos que o novo coronavírus nos apresenta.


Se pensarmos bem, a transversalidade da presente situação humana, cada um de nós ameaçado e ameaçada pelo COVID-19, é a expressão cabal de que somos mesmo iguais, por mais que possamos diferenciar e discriminar, teimando manter as estruturas e mentalidades da desigualdade.
As próprias línguas são disso manifestação, pois, por exemplo, a expressão do “barco” acima referida é exatamente igual em italiano – “Siamo tutti sulla stessa barca” – e em inglês – “We’re all in the same boat”. No espanhol “Estamos en esto juntos” é que diverge nas palavras, possivelmente por razões históricas e culturais, mas o significado mantém-se constante.  
Prosseguindo nesta reflexão, chamo atenção para o verbo “estar” da expressão referida, utilizado no português para indicar uma situação temporária, em contraste com o “ser” mais permanente, digamos assim, duas ideias reunidas no verbo “to be” em inglês.
É este o verbo da expressão “Somos de carne e osso”, outra realidade que temos bem presente e que se traduz em “We’re flesh and blood” em inglês. Somos, todos e todas, carne, osso, sangue, vivendo a ameaça do novo coronavírus.
|| Rosa Neves Simas
Asas da Igualdade, Açoriano Oriental, 28 de Março 2020

 Ver galeria de fotos

Asas da Igualdade

A partir daqui pode ver Nas Asas da Igualdade: edição mensal da Umar-Açores e publicação no Açoriano Oriental.
A página Nas Asas da Igualdade foi lançada pela UMAR-Açores, integrada no projeto com o mesmo nome, desenvolvido em 2007 Ano Europeu da Igualdade e prossegue desde então até aos nossos dias



AGOSTO 2020
D S T Q Q S S
1
2345678
9101112131415
16171819202122
23242526272829
3031

GALERIA DE FOTOS

UMAR


Mulheres na Pesca