PESQUISAR


UMAR-Açores no Faial prossegue ação Relações saudáveis e positivas

2019-07-31

A UMAR Açores – Delegação do Faial desde 2017 que percebendo o paradigma da juventude na atualidade, fonte de preocupações na comunidade escolar, e no seio familiar, começou por desenvolver atividades para alertar para a realidade do bullying, que se rege diretamente pelas relações de poder entre os/as jovens de dominar o/a outro/a nas suas fragilidades, ou em características que possam ser potenciais vulnerabilidades.


Esta questão revela-se fraturante tendo em consideração o desenvolvimento psicoafectivo inerente às crianças e jovens em plena integração na sociedade.

Neste sentido, a delegação do Faial reuniu sinergias com as forças vivas da comunidade, em concreto o Clube Naval da Horta, e alguns AtL´s na cidade da Horta, e através de formação, sensibilização, “a hora do conto”, e dinâmicas de grupo a fortalecer a confiança entre os pares, e fomentar literalmente a frase “Não faças bullying, faz amig@s”.

No âmbito do Dia Defesa Nacional,  o programa regional promove esta temática, a que equipa técnica da delegação do Faial irá dar “voz” e estar nos dia 19, 22, 23 e 24 de Julho com os jovens da Ilha do Faial que atingem agora a maioridade.

Paralelamente, a estas atividades, e aproveitando a semana que traz para a Ilha do Faial um maior número de pessoas, a “Semana do Mar” iremos durante este período passar nos placares eletrónicos da cidade uma abordagem alusiva à temática no âmbito da prevenção, atuação, e a que entidades possam recorrer a solicitar apoio.

Este processo não se encerra aqui, já que há uma intenção clara de promover e desenvolver nas escolas este conteúdo no sentido de interiorização das relações saudáveis e positivas como forma de interagir com os/as outros/as.

|| Carla Mourão UMAR-Açores Faial

Asas da Igualdade, 31 de Julho Açoriano Oriental

 Ver galeria de fotos

Asas da Igualdade

A partir daqui pode ver Nas Asas da Igualdade: edição mensal da Umar-Açores e publicação no Açoriano Oriental.
A página Nas Asas da Igualdade foi lançada pela UMAR-Açores, integrada no projeto com o mesmo nome, desenvolvido em 2007 Ano Europeu da Igualdade e prossegue desde então até aos nossos dias



SETEMBRO 2019
D S T Q Q S S
1234567
891011121314
15161718192021
22232425262728
2930

GALERIA DE FOTOS

UMAR


Mulheres na Pesca