PESQUISAR


25 ºAniversário da UMAR – Açores Igualdade de Género é um marco a atingir

2017-11-09

A comemorar 25 anos, a UMAR- Açores, considera ser necessário continuar a luta pelo fim da violência sobre as mulheres como prioridade nas suas fileiras de atuação na Região.


Estas comemorações tiveram eco momentâneo em São Miguel, Terceira e Faial, juntando entidades, convidados e convidadas, técnicos e técnicas, associadas, voluntárias e ainda amigos e amigas da causa que se chama simplesmente, igualdade de género.

A presidente honorária da UMAR- Açores, Clarisse Canha, disse no momento que «os feminismos são determinantes na valorização da mulher em qualquer sociedade, em particular, na sociedade açoriana, permitindo a sua emancipação, evolução e os seus contributos serem tão válidos e assertivos como os dos restantes elementos de qualquer sociedade».

A atual presidente da UMAR- Açores, enalteceu no momento todo o vasto leque de parcerias que esta Associação conseguiu congregar ao longo de 25 Anos, permitindo trabalhar com todos e para todos, sem nunca discriminar, desvirtuar ou desvalorizar.

Disse que nada se faz sozinhas, são precisas as parcerias, as equipas técnicas, nomeadamente aquelas que trabalham arduamente e diariamente a seu lado, em São Miguel, Terceira e Faial regozijando-as e dando-lhes os parabéns por tão elevado desempenho de funções.

Presentes estiveram as instituições governamentais, Dra. Marta Bulhões, Diretora Regional da Solidariedade Social, em representação da SRSS, enalteceu o trabalho de 25 anos da UMAR- Açores na Região, o muito que tem feito pelas mulheres açorianas em geral, afirmando que continua a fazer sentido uma Associação de cariz feminista na Região.

Salientou ainda o projeto que esta Associação está a implementar na Região chamado de «Violentómetro», junto das escolas básicas e secundárias, parceria com a Universidade Trás-os- Montes em que a DRSS se tornará parceira também.

Em representação da CMPDL, Dra. Maria José Duarte. Vereadora, que no momento não perdeu a oportunidade de salientar o enorme trabalho que a UMAR- Açores tem realizado em prol da mulher açoriana, na defesa dos seus direitos na vida e na lei. Esta é uma Instituição que presta um enorme serviço de cidadania, adiantou ainda.

Logo de seguida passou-se a um momento cultural, uma amiga da «casa», Armanda Botelho, trouxe música de inspiração regional e internacional. Lídia Fernandes e Lúcia Couto declamaram um poema de Maria Teresa Horta.

Chegado o momento do painel de reflexão - «Conquistas Feministas, Caminhos a Percorrer…» - Coube ao Dr. Licínio Tomás, abrir o painel e apresentou-nos uma sábia explanação das mulheres sábias de poder, trabalho, de conhecimento ao longo da História; falou-nos das sufragistas e das feministas.

A Dra. Rosa Simas, presidente da mesa da Assembleia, desta Associação e manifestamente defensora da causa feminina na sociedade contemporânea, deu-nos um testemunho muito pessoal e personificado enaltecendo o eco feminismo, não deixando de salientar que a UMAR- Açores, tem que continuar a despertar, desconstruir e consciencializar.

Osvaldo Cabral, jornalista, sobejamente conhecido, logo que convidado para se juntar a nós no painel neste momento memorável, mostrou-se solidário. Como tão sabiamente sabe captar atenções, apresentou inúmeros factos numéricos de como o jornalismo no feminino tem evoluído nos Açores, sobretudo após o 25 de Abril. Salientou que a caminhada tem sido fantástica de se observar. As redações, estão repletas de mulheres jornalistas em Portugal e nos Açores em particular, claro que o acesso ao ensino superior veio alavancar esta possibilidade das mesmas ascenderem a estes postos de trabalho. Tudo indica, adiantou ainda, que nos próximos tempos, veremos muitas destas mulheres a liderar redações de órgãos de comunicação social.

Sónia Nicolau, amiga da causa e voluntária da UMAR- Açores, desde há muito, soube sabiamente «gerir» os «timing» sem no entanto deixar de nos alertar para a premência das cotas, para a linguagem de género que é fazedora de pensamento e para a formação, sensibilização e ação que a UMAR- Açores faz de forma constante e assertiva nas ilhas onde tem delegações, pois é pela educação que podemos modificar e melhorar a nossa sociedade, disse.

Chegado o momento das homenagens póstumas que a UMAR- Açores muito honrosamente decidiu fazer a MARIA ESTRELA SÁ e Fátima Sequeira Dias, ambas lembradas e faladas no momento. Foram as primeiras associadas da UMAR- Açores. A UMAR- Açores, deve-lhes consideração pelo seu empenho, entusiasmo, perseverança, parceria e disponibilidade para com todos e todas.

A homenagem seguinte imponha-se desde sempre. Clarisse Canha, aquele a quem se deve o que hoje somos nos Açores, como falamos desta e de outras causas aqui nestas ilhas de bruma. Mulher de causas, feminista de convicção e de coração, livre de espirito e de ação, que nos ensina todos os dias que o futuro é já amanhã e em conjunto somos mais fortes e assertivas. Homenageada foi a presidente honorária desta Associação como também a MULHER Clarisse Canha.

Tempo houve ainda para valorizar o trabalho da equipa técnica de São Miguel com a psicóloga Raquel Felix e Marlene Almeida, Jurista Cláudia Melo Bento, TOC, Rui Sousa e as administrativas Sandra Aguiar (22anos na UMAR) e Lúcia Couto (20anos na UMAR), estas últimas com direito a homenagens personalizadas por tão laboriosos serviços prestados a esta Associação, com empenho, dedicação e enlevo.

O evento terminou com todos e todas a cantar e a brindar os parabéns á UMAR- Açores, com a certeza porém de muitos mais virão. 

|| Maria José Raposo Presidente da UMAR-Açores

Em Asas da Igualdade. 8 de Novembro Açoriano Oriental

 Ver galeria de fotos

Asas da Igualdade

A partir daqui pode ver Nas Asas da Igualdade: edição mensal da Umar-Açores e publicação no Açoriano Oriental.
A página Nas Asas da Igualdade foi lançada pela UMAR-Açores, integrada no projeto com o mesmo nome, desenvolvido em 2007 Ano Europeu da Igualdade e prossegue desde então até aos nossos dias



NOVEMBRO 2017
D S T Q Q S S
1234
567891011
12131415161718
19202122232425
2627282930

GALERIA DE FOTOS

UMAR


Mulheres na Pesca