PESQUISAR


Do Feminismo ao Ecofemismo

2017-10-27

Neste outubro, em que a UMAR-Açores celebra 25 anos de atividade em prol da mulher e da igualdade de direitos e oportunidades, não resisto a fazer uma reflexão de cunho pessoal, delineando aspetos do percurso de vida que me levou a colaborar com esta associação, o que muito me apraz e orgulha.


ui abençoada por ter nascido no Pico. Mas quis o destino que essa bênção se ampliasse quando, aos dois anos, emigrei com os meus pais para a Califórnia.

Não sei que vida teria se tivéssemos ficado no Pico, nem penso muito nisso. Mas tenho a firme certeza de que este salto no escuro – pois é isso que a migração é – permitiu-me viver entre dois mundos distintos, tentando colher o melhor dos dois.

Assim, tive o privilégio de crescer e viver os anos 60 e 70 na Califórnia, terreno fértil e frenético dos movimentos pelas minorias, as mulheres e o ambiente.

Nunca me senti minoria, mas cedo percebi que a defesa do que Simone de Beauvoir chamara o “segundo sexo” era vital, para o bem da mulher e da sociedade no seu todo.

Ao mesmo tempo, despertei para a defesa do meio ambiente. Trabalhei no “Ecology Center” local e ainda ouço o conselho dado ao jovem Dustin Hoffman, no filme “The Graduate” – “Os plásticos são o negócio do futuro”. Palavras certeiras, infelizmente, e hoje enfrentamos as consequências.

O salto para o ecofeminismo foi natural, tendo em conta os usos e abusos a que a mentalidade machista e patriarcal tem sujeitado a mulher e a natureza. Mas basta pensar o seguinte: sem a mulher, de onde viriam os homens? E sem o ambiente, onde viveriam os homens?

Parabéns UMAR-Açores!

||Rosa Neves Simas

Asas da Igualdade - Açoriano Oriental, 25 outubro 2017

 Ver galeria de fotos

Asas da Igualdade

A partir daqui pode ver Nas Asas da Igualdade: edição mensal da Umar-Açores e publicação no Açoriano Oriental.
A página Nas Asas da Igualdade foi lançada pela UMAR-Açores, integrada no projeto com o mesmo nome, desenvolvido em 2007 Ano Europeu da Igualdade e prossegue desde então até aos nossos dias



JANEIRO 2018
D S T Q Q S S
123456
78910111213
14151617181920
21222324252627
28293031

GALERIA DE FOTOS

UMAR


Mulheres na Pesca