PESQUISAR


Janela Sobre o Passado... Com Susana Serpa Silva

2017-04-25

Entre 2014 e 2018 decorre o centenário da I Guerra Mundial, em que Portugal participou, como país beligerante. Foi um dos acontecimentos mais marcantes do século XX e que, naturalmente, afetou homens e mulheres. Tendo em conta os antecedentes, a vivência e as consequências da Grande Guerra, partilharemos convosco, neste espaço, durante 2017, algumas notas sobre os papéis femininos neste período da História.


A fase que antecedeu a contenda é designada, por muitos historiadores, como a “Idade dos Impérios”. As grandes potências europeias rivalizavam entre si, tentando consolidar o seu poder e hegemonia sobre o novo mundo. Apesar de serem anos promissores, em virtude da gradual afirmação da classe média e graças aos avanços científicos e ao progresso proporcionado pelo automóvel, pelo cinema ou pelos primeiros voos dos irmãos Wright, na realidade, os sinais de tensão social e de rutura do equilíbrio internacional eram, por demais, evidentes. Violência, greves, escândalos, regicídios e outras tragédias avolumavam a instabilidade e as certezas, dos mais pessimistas ou realistas, de que estava próxima uma guerra.

Por outro lado, as próprias sociedades apresentavam transformações que os setores mais conservadores temiam. Uma delas assentava na ideia de que o modelo tradicional de família estava em declínio, devido ao desenvolvimento da sociedade industrial e urbana, que motivara o crescimento da mão de obra feminina, assim como o aparecimento de movimentos organizados de mulheres. Prevalecia o peso do preconceito ou avolumavam-se sinais de incompreendida modernidade?

|| Susana Serpa Silva  susana.pf.silva@uac.pt

Asas da Igualdade, 25 de Abril 2017

 Ver galeria de fotos

Asas da Igualdade

A partir daqui pode ver Nas Asas da Igualdade: edição mensal da Umar-Açores e publicação no Açoriano Oriental.
A página Nas Asas da Igualdade foi lançada pela UMAR-Açores, integrada no projeto com o mesmo nome, desenvolvido em 2007 Ano Europeu da Igualdade e prossegue desde então até aos nossos dias



SETEMBRO 2017
D S T Q Q S S
12
3456789
10111213141516
17181920212223
24252627282930

GALERIA DE FOTOS

UMAR


Mulheres na Pesca