PESQUISAR


Núcleo Faial

Em Maio de 2002 a UMAR iniciou a sua actividade na ilha do Faial com o projecto SOS-Mulher, na área do atendimento a vítima de maus-tratos.

Nesta fase inicial, o Núcleo de atendimento funcionava em part-time, com a colaboração de associadas.

Em Junho desse mesmo ano foi estabelecido um acordo com a Segurança Social, através do qual se admitiram duas técnicas em regime de avença, nas áreas de Psicologia e Direito, bem como uma escrituríria a tempo inteiro.

Até Fevereiro de 2005, as instalações do Centro de Atendimento ficavam no Solar da Quinta de Sao Lourenço, na freguesia dos Flamengos, sendo que os atendimentos de Psicologia e Direito eram, normalmente, realizados fora do horário de expediente. A localização inicial do Centro, longe da cidade da Horta, dificultava o acesso ao serviço e as instalações não eram as mais adequadas. Com a mudança de localização do Centro de Atendimento para a cidade, o acesso das utentes aos serviços foi facilitado, o que se tornou notório pelo aumento das solicitações.

Outro marco histórico na delegação da UMAR-Açores no Faial, ocorreu no ano de 2005, aquando da contratação de duas técnicas, nas mesmas áreas, afectas a tempo inteiro ao atendimento no Centro, bem como a abertura da Casa de Abrigo, a qual trouxe uma resposta necessária e efectiva as mulheres vítimas de violência que necessitavam de apoio para sair de casa/romper a relação abusiva.

A existencia das duas valencias, Casa de Abrigo e Centro de Atendimento, permitiu uma maior articulaçao entre os serviços de apoio, o que, por sua vez, aumentou a qualidade e a eficácia das respostas, quer em situações de crise, quer no acompanhamento a outras situações, ou mesmo no desenvolvimento de outros projectos na área da igualdade.



Asas da Igualdade

A partir daqui pode ver Nas Asas da Igualdade: edição mensal da Umar-Açores e publicação no Açoriano Oriental.
A página Nas Asas da Igualdade foi lançada pela UMAR-Açores, integrada no projeto com o mesmo nome, desenvolvido em 2007 Ano Europeu da Igualdade e prossegue desde então até aos nossos dias



NOVEMBRO 2017
D S T Q Q S S
1234
567891011
12131415161718
19202122232425
2627282930

GALERIA DE FOTOS

UMAR


Mulheres na Pesca