PESQUISAR


Últimas notícias UMAR-Açores

Janela sobre o Passado - dezembro 2020

2020-12-31

De entre o grupo de ativistas feministas que integraram a Liga Republicana das Mulheres Portuguesas, também merece destaque Maria Carolina Frederico Crispin, mais conhecida como Maria Veleda, professora, escritora e libertária. As suas ideias radicais e espírito revolucionário levaram alguns dirigentes do Partido Republicano a considerarem-na como uma representante do feminismo proletário, conotado com a ala esquerda que preocupava os moderados, como António José de Almeida.



Retrospetiva Feminista 2020 - um ano a não esquecer!

2020-12-31

Em jeito de retrospetiva feminista, particularmente da ação da UMAR-Açores, aqui fica este texto escrito a duas mãos. (...) e porque, o surto pandémico nos assolou, de tal modo, que tudo o que estava calendarizado, passou a ser adiado ou cancelado, inovamos a intervenção!


Futebol em Fim de Ano e a Mulher Maltratada

2020-12-31

Desfecho irónico, ou não, para este ano brutal de 2020, o tão badalado futebolista Diego Maratona faleceu no passado 25 de novembro, o Dia Internacional de Combate à Violência contra a Mulher. E falo em ironia porque este homem, de si tão instável e extravagante, foi acusado, com base num vídeo passado na televisão argentina, de agressões e maus-tratos contra a namorada e também atleta, Rocio Oliva.



O senado argentino aprovou o projeto de legalização do aborto!

2020-12-30

"É lei. Na Argentina, as mulheres que decidem interromper a gravidez podem fazê-lo de forma legal, segura e gratuita no sistema de saúde. O Senado aprovou na madrugada desta quarta-feira a legalização do aborto até a semana 14 da gestação por 39 votos a favor, 29 contra e uma abstenção."* 



Ativismo na Imprensa

2020-12-13

Poema sem nome…. de Malvina Sousa. Foi com este poema (em nome de todas as vítimas de violência doméstica), publicado no Diário dos Açores, a 13 de dezembro, 2020, que se deu por finalizado “Ativismo na Imprensa”. Esta atividade integrada na Campanha 16 Dias de Ativismo pelo Fim da Violência contra as Mulheres, contou com duas dezenas de artigos de opinião, publicados em 3 jornais locais que aceitaram a parceria com a UMAR-Açores, nesta Campanha. Aqui fica o poema de Malvina Sousa



Encerramento da Campanha 16 Dias de Ativismo

2020-12-10

Em dia de encerramento da Campanha  16 Dias de Ativismo pelo Fim da Violência contra as Mulheres, é  também tempo de lembrar que esta luta continua. Aqui se fala do que foi a Campanha nos Açores. Igualmente se destaca a iniciativa da UMAR Madeira, que assinala o Dia Internacional dos Direitos Humanos com um video: uma reflexão sobre o tema, em ano de pandemia.



Fim às várias formas de violência contra as Mulheres

2020-11-28

UMAR-Açores e diferentes entidades desenvolve a Campanha 16 Dias de Ativismo pelo Fim da Violência contra as Mulheres. Campanha lançada em 1991, por 23 ativistas feministas, de diferentes países, reunidas pelo CWGL - Centro de Liderança Global de Mulheres, da Universidade de Rutgers, Estados Unidos, com o objetivo de promover o debate, denunciar e erradicar as várias formas de violência contra as mulheres


A Eleição Presidencial do Século, e Mais

2020-11-28

Para não destoar dos acontecimentos insólitos deste ano anómalo de 2020, os resultados da eleição presidencial dos EUA, do passado dia 3, levaram à bizarria de o atual incline da Casa Branca negar os resultados e orquestrar a sua permanência no cargo. Como se a pandemia não bastasse, mais esta…
Apesar de todo o ruído à volta de tal situação, o próximo presidente americano chama-se Joe Biden, e a vice-presidente, Kamala Harris, a primeira mulher a chegar a tão alto cargo na história da nação. 


Janela Sobre o Passado... novembro de 2020

2020-11-28

Tal como Adelaide Cabete, de quem  falamos no mês passado, Carolina Beatriz Ângelo  foi igualmente médica e membro da Liga Republicana das Mulheres Portuguesas. Foi também uma importante feminista, sufragista e maçon, devendo-se a sua notoriedade ao facto de ter sido a primeira mulher portuguesa a exercer o direito de voto. 
Nascida na Guarda, em 1877, aqui iniciou os seus estudos, seguindo, depois, para Lisboa onde veio a ingressar na Escola Médico-Cirúrgica e a concluir o curso em 1902. 


Dia Internacional pela Eliminação da Violência contra as Mulheres

2020-11-25

A Campanha 16 Dias de Ativismo pelo Fim da Violência contra as Mulheres, com início a 25 de novembro, Dia Internacional pelo Fim da Violência contra as Mulheres, termina a 10 de Dezembro, Dia Internacional dos Direitos Humanos. Ver mais: Facebook UMAR-Açores



A Pílula e Mais Uma Mulher para Lembrar

2020-10-27

Este ano de 2020 acaba de levar mais uma mulher notável, da geração que, na segunda metade do século XX, forjou novos rumos para as nossas vidas. Chamava-se Shere Hite, e desafiou as normas que moldavam a sexualidade feminina, vista como secundária e menor em relação à masculina


Janela sobre o Passado... outubro de 2020

2020-10-27

Entre as associadas da Liga Republicana das Mulheres Portuguesas, contavam-se duas médicas: Adelaide Cabete (1867-1935) e Carolina Beatriz Ângelo. A primeira, natural de Elvas e oriunda de uma família humilde, foi forçada a entrar muito cedo no mercado de trabalho, devido à morte do pai. Graças à sua determinação, conseguiu prosseguir estudos, tornando-se numa feminista republicana e num exemplo para as novas gerações



Os cuidados pela vida e pelo ambiente, no centro das decisões

2020-10-27

Em 2020 a Marcha Mundial de Mulheres (MMM) celebra os seus 20 anos, tendo sido a 5ª ação deste movimento internacional dedicada às lutas contra a progressão das forças da extrema-direita que ameaçam a vida e a democracia.



Estendal da Resistência prossegue ação

2020-10-27

O Mercado de Ponta Delgada, de Graça chamado, ficou ainda mais cheio de graça com o Estendal da Resistência, aí colocado nas grades verdes, do Mercado, na manhã de sábado, 17 de Outubro. 



Um Ano para Esquecer, Mulheres para Lembrar

2020-10-02

2020 continua a ser difícil, um ano para esquecer, como diz o povo. Começou em fevereiro, com a morte da nossa grande ativista e feminista Zuraida Soares, que assinalei na Nota desse mês



Janela sobre o Passado... Setembro de 2020

2020-10-02

Depois do breve apontamento sobre a Liga Republicana das Mulheres Portuguesas, publicado na edição anterior, importa destacar o perfil das suas associadas e ativistas. Comecemos com a escritora e jornalista Ana de Castro Osório (1872-1935), uma das fundadoras desta organização. Filha de um juiz, nasceu em Mangualde e cresceu num ambiente que lhe proporcionou, desde cedo, o acesso a biblioteca e a ideias inovadoras. 



Outubro - Igualdade e Femnismos Iniciativas e Parcerias

2020-10-02

Durante o mês de Outubro podemos destacar algumas iniciativas de nível locall e mundial: A Marcha Mundial de Mulheres encerra a 5ª Ação Internacional; Imprópria lança 2ª edição; Dia Municipal da Igualdade, ações e Parcerias. 


Um Momento de Crise Mais Crise

2020-08-03

Neste momento de crise global, em que enfrentamos a pandemia do Covid-19, a onda de protestos contra o racismo, e a ameaça das alterações climáticas, sem esquecer a crise económico-social, é natural que as pessoas sintam que, como diz o povo, vamos de mal a pior. De facto, este é um momento em que as crises se multiplicam.



Janela sobre o Passado julho de 2020

2020-08-03

Se já durante o século XIX, se haviam distinguido algumas mulheres portuguesas, que lutaram pela sua independência ou viveram dos seus próprios meios e mérito pessoal, com a viragem para o século XX e o incremento do republicanismo, impôs-se acrescida modernidade no tocante ao género feminino e, em especial, no que concerne à educação. O papel e a importância do ensino no destino dos povos configuraram um dos princípios fundamentais do ideário republicano e a garantia da educação pública integrava as linhas programáticas do próprio partido. 



Atvismo feminista em tempos de Pandemia - marcha Mundial de Mulheres

2020-08-03

A pandemia criada pelo COVID-19 acentuou ainda mais as desigualdades sociais e económicas e a crise sanitária e social que criou demonstrou que a luta feminista é hoje ainda mais necessária. Esta pandemia colocou também novos desafios à forma como os movimentos sociais se articulam e organizam as suas ações de luta.



Desigualdades e Pandemias

2020-07-02

As dimensões do impacto do novo coronavírus nas sociedades são variadíssimas e complexas, e estão em constante evolução enquanto vivemos esta crise pandémica. Em termos de saúde pública, os números dizem muito, mas têm de ser vistos à luz de muitos outros fatores, dos quais os económicos começaram logo a sobressair, como causas



« < 24 ...26 > »

Asas da Igualdade

A partir daqui pode ver Nas Asas da Igualdade: edição mensal da Umar-Açores e publicação no Açoriano Oriental.
A página Nas Asas da Igualdade foi lançada pela UMAR-Açores, integrada no projeto com o mesmo nome, desenvolvido em 2007 Ano Europeu da Igualdade e prossegue desde então até aos nossos dias



JANEIRO 2021
D S T Q Q S S
12
3456789
10111213141516
17181920212223
24252627282930
31

GALERIA DE FOTOS

UMAR


Mulheres na Pesca