PESQUISAR


Últimas notícias UMAR-Açores

Um Momento de Crise Mais Crise

2020-08-03

Neste momento de crise global, em que enfrentamos a pandemia do Covid-19, a onda de protestos contra o racismo, e a ameaça das alterações climáticas, sem esquecer a crise económico-social, é natural que as pessoas sintam que, como diz o povo, vamos de mal a pior. De facto, este é um momento em que as crises se multiplicam.



Janela sobre o Passado julho de 2020

2020-08-03

Se já durante o século XIX, se haviam distinguido algumas mulheres portuguesas, que lutaram pela sua independência ou viveram dos seus próprios meios e mérito pessoal, com a viragem para o século XX e o incremento do republicanismo, impôs-se acrescida modernidade no tocante ao género feminino e, em especial, no que concerne à educação. O papel e a importância do ensino no destino dos povos configuraram um dos princípios fundamentais do ideário republicano e a garantia da educação pública integrava as linhas programáticas do próprio partido. 



Atvismo feminista em tempos de Pandemia - marcha Mundial de Mulheres

2020-08-03

A pandemia criada pelo COVID-19 acentuou ainda mais as desigualdades sociais e económicas e a crise sanitária e social que criou demonstrou que a luta feminista é hoje ainda mais necessária. Esta pandemia colocou também novos desafios à forma como os movimentos sociais se articulam e organizam as suas ações de luta.



Desigualdades e Pandemias

2020-07-02

As dimensões do impacto do novo coronavírus nas sociedades são variadíssimas e complexas, e estão em constante evolução enquanto vivemos esta crise pandémica. Em termos de saúde pública, os números dizem muito, mas têm de ser vistos à luz de muitos outros fatores, dos quais os económicos começaram logo a sobressair, como causas



Janela sobre o Passado junho de 2020

2020-07-02

Ao longo do século XIX, apesar do conservadorismo da sociedade portuguesa, algumas mulheres distinguiram-se pelas atividades que desempenharam, fora dos quadros e referências habituais, inerentes ao universo feminino. Um exemplo é o de D. Antónia Adelaide Ferreira, conhecida como a Ferreirinha (1811-1896). 



Racismo e anti-fascismo - 5ª Ação Internacional da Marcha

2020-07-02

A webinar de 24 de junho, sobre Racismo e anti-fascimo pode ser vista no Facebook da Marcha Mundial de Mulheres Portugal...Em 2020 a Marcha Mundial de Mulheres (MMM) celebra os seus 20 anos enquanto movimento internacional. 



Nomes Que Damos às Pandemias

2020-06-02

O princípio é sempre importante, e começa a dar forma à nossa perceção do que se segue. No princípio criou Deus os céus e a terra – assim começa a Bíblia, e a separação entre o espiritual e o material, entre o divino e o humano. O estudioso Edward Said até distingue a origem, que é divina e mítica, do princípio, que é secular e humano, e o primeiro passo na produção do significado que pretendemos dar ao que nomeamos. 


Janela sobre o Passado... Maio de 2020

2020-06-02

Embora a condição feminina remetesse a mulher para a esfera da domesticidade e da vida privada, no Portugal de finais do século XVIII e meados do século XIX, sobressaíram duas rainhas: D. Maria I (1734-1816) e D. Maria II (1819-1853). Em contrapartida, até aos nossos dias, a sociedade portuguesa ainda não elegeu uma presidente da república. 



17 de Maio 2020 Contra a homofobia...

2020-06-02

Foi o Evento Online, dia 17 de Maio: contra a discriminação e os preconceitos. Pela Afirmação e Direitos, no campo LGBT! A UMAR Açores, em parceria com a APF Açores, assinalou o 17 de maio – Dia Internacional Contra a Homofobia, Bifobia e Transfobia, através de um evento on-line, entre as 16h e 17h, no facebook, designado: Contra a LGBTI+Fobia aos Caminhos da Igualdade. Contou com a mostra de 17 trabalhos realizados por coletivos e pessoas individuais.


Uma Economia ao Serviço da Vida

2020-04-30

Neste mês em que se assinala o 25 de Abril de 1974, dia da Liberdade, apesar da situação da Pandemia do Covid-19, cantou-se às janelas, em todo o país, a Grândola Vila Morena. A véspera do dia 25, foi também especial, com a Ação de Solidariedade Feminista no Mundo, dia 24 de Abril, promovida pela Marcha Mundial de Mulheres, na sua 5ª Ação Internacional. propondo uma Ação de uma hora, ao meio dia, nas diferentes regiões do Planeta, em memória das trabalhadoras texteis que morreram, em 2013, no desabamento do edifício Rana Plaza, no Bangladesh.


Quarentena em Tempo de Primavera

2020-04-30

Estamos na primavera de 2020, que começou há cerca de um mês, e estamos com mais de um mês de quarentena, em resposta ao covid-19. 
Ambas, a primavera e a quarentena, começaram enquanto decorria, no ano litúrgico católico, a Quaresma, período de sacrifício e abstinência em preparação para a Páscoa, a expressão cristã das celebrações da vida e do despertar da Natureza que, desde os primórdios, assinalam esta época como o início, o recomeço do ciclo da vida. 


Janela Sobre o Passado... abril de 2020

2020-04-30

Ao longo do século XVIII publicaram-se, em Portugal, alguns escritos misóginos que refletiam as mentalidades dominantes. A estes reagiram algumas mulheres que podemos considerar como pioneiras do feminismo português. Em 1715, foi dado ao prelo um folheto de cordel intitulado Bondade das Mulheres, cuja autora assinava como Paula da Graça, natural da Vila de Cabanas e assistente na Corte. O seu objetivo foi o de contrapor um antigo poema do madeirense Baltasar Dias, de seu título Malícia das Mulheres, escrito no século XVI e com mais uma edição em 1713.


Uma semana de comemorações do dia das Mulheres muito preenchida na Madeira

2020-03-30

Desde que foi criado o Conselho Municipal para a igualdade, no Município do Funchal que as comemorações do dia das Mulheres começaram a se alargar e a congregar uma série de iniciativas de muito valor e também muito diversificadas, abrangendo públicos dos mais jovens aos mais velhos.



Diversas, mas nunca dispersas

2020-03-30

Há dois anos que a plataforma Rede 8 de Março está a construir e a organizar a Greve Feminista em Portugal. Esta Greve, social e laboral, coloca no centro das reivindicações questões ligadas à reprodução social, à esfera dos cuidados domésticos e familiares, à vida estudantil e à sociedade de consumo.



5ª Ação Internacional

2020-03-30

A Marcha Mundial de Mulheres é um movimento feminista internacional permanente que quer mudar o mundo para mudar a vida das mulheres.Em 2020 organizamos a nossa V Ação Internacional onde nos concentramos em lutar contra o modelo capitalista, racista, colonialista e heteropatriarcal que nos impõem, marcado por uma ofensiva neoliberal que ataca a democracia e potencia a ascensão da extrema direita.



Feminismo pra frente

2020-03-30

No momento em que esta especial Asas da Igualdade, se publica, o nosso planeta é abalado por mais uma epidemia mundial. A COVID-19, deixa um rasto de milhares de casos e mortes por todo o mundo, e, somos convidadas/os a ficar em casa. A casa, lugar de afetos, cuidados e bem-estar! Mas também se sabe, que o isolamento pode potenciar situações de Violência Doméstica, o que mantém alerta as organizações de apoio à mulher e as linhas na área da VD.



8 de Março Dia Internacional da Mulher

2020-03-29

Enquanto existirem desigualdades, as mulheres marcham senão o mundo pára! Dia 8 de Março, ontem, hoje e amanhã, celebrar, comemorar, recordar outros tempos e preparar o futuro que não se avizinha igualitário para as mulheres.


Todos e Todas, no Mesmo Barco

2020-03-29

Como ilhéus que somos, a viver sobre pedaços de terra rodeados pelo mar por todos os lados, percebemos logo, e bem, a expressão popular, “Estamos todos no mesmo barco” – expressão que, por razões óbvias, ajustaria para: “Estamos todos e todas no mesmo barco” na situação atual que vivemos, fruto dos riscos e danos que o novo coronavírus nos apresenta.



Janela sobre o Passado... Março de 2020

2020-03-29

Se no passado mais remoto várias mulheres portuguesas desempenharam um papel de relevo, que se traduziu numa notável influência social e política, quanto mais nos aproximamos do nosso tempo esse número aumenta, até porque se torna possível conhecê-las melhor devido à maior abundância de fontes.



8 de Março no Faial: "Mulheres que voam para além dos estereótipos"

2020-03-19

A UMAR Açores – Delegação do Faial celebrou este dia Internacional da Mulher, com uma tertúlia, sob o tema “Mulheres que voam para além dos estereótipos”, em que convidamos um grupo de mulheres da sociedade Faialense que pautaram a sua vida pela bem aventurança dos desafios, pelo empenho e mérito pessoal e profissional, e por ocuparem cargos e/ou profissões que se enquadrariam não há muito tempo nos estereótipos das masculinidades.



8 de Março em São Miguel: Feminismo prá frente

2020-03-19

Feminismo p'rá frente, machismo p'ra trás, um dos motes lançados desde o início da Ação, na Concentração, pelas 16 horas nas Portas do Mar onde vão chegando as pessoas... O entusisamo e  sorriso nos rostos, diferentes gerações talvez sobretudo jovens. Cartazetes lançam mensagens. As palavras de ordem e música na voz, nos animam. Subindo a rampa, a Marcha prossegue na Marginal, rumo às Portas da Cidade: 8 de Março, 2020, articulando a Greve Feminista Internacional e a Marcha Mundial das Mulheres.



« < 24 ...25 > »

Asas da Igualdade

A partir daqui pode ver Nas Asas da Igualdade: edição mensal da Umar-Açores e publicação no Açoriano Oriental.
A página Nas Asas da Igualdade foi lançada pela UMAR-Açores, integrada no projeto com o mesmo nome, desenvolvido em 2007 Ano Europeu da Igualdade e prossegue desde então até aos nossos dias



SETEMBRO 2020
D S T Q Q S S
12345
6789101112
13141516171819
20212223242526
27282930

GALERIA DE FOTOS

UMAR


Mulheres na Pesca