PESQUISAR


Últimas notícias UMAR-Açores

Uma Economia ao Serviço da Vida

2020-04-30

Neste mês em que se assinala o 25 de Abril de 1974, dia da Liberdade, apesar da situação da Pandemia do Covid-19, cantou-se às janelas, em todo o país, a Grândola Vila Morena. A véspera do dia 25, foi também especial, com a Ação de Solidariedade Feminista no Mundo, dia 24 de Abril, promovida pela Marcha Mundial de Mulheres, na sua 5ª Ação Internacional. propondo uma Ação de uma hora, ao meio dia, nas diferentes regiões do Planeta, em memória das trabalhadoras texteis que morreram, em 2013, no desabamento do edifício Rana Plaza, no Bangladesh.


Quarentena em Tempo de Primavera

2020-04-30

Estamos na primavera de 2020, que começou há cerca de um mês, e estamos com mais de um mês de quarentena, em resposta ao covid-19. 
Ambas, a primavera e a quarentena, começaram enquanto decorria, no ano litúrgico católico, a Quaresma, período de sacrifício e abstinência em preparação para a Páscoa, a expressão cristã das celebrações da vida e do despertar da Natureza que, desde os primórdios, assinalam esta época como o início, o recomeço do ciclo da vida. 


Janela Sobre o Passado... abril de 2020

2020-04-30

Ao longo do século XVIII publicaram-se, em Portugal, alguns escritos misóginos que refletiam as mentalidades dominantes. A estes reagiram algumas mulheres que podemos considerar como pioneiras do feminismo português. Em 1715, foi dado ao prelo um folheto de cordel intitulado Bondade das Mulheres, cuja autora assinava como Paula da Graça, natural da Vila de Cabanas e assistente na Corte. O seu objetivo foi o de contrapor um antigo poema do madeirense Baltasar Dias, de seu título Malícia das Mulheres, escrito no século XVI e com mais uma edição em 1713.


Uma semana de comemorações do dia das Mulheres muito preenchida na Madeira

2020-03-30

Desde que foi criado o Conselho Municipal para a igualdade, no Município do Funchal que as comemorações do dia das Mulheres começaram a se alargar e a congregar uma série de iniciativas de muito valor e também muito diversificadas, abrangendo públicos dos mais jovens aos mais velhos.



Diversas, mas nunca dispersas

2020-03-30

Há dois anos que a plataforma Rede 8 de Março está a construir e a organizar a Greve Feminista em Portugal. Esta Greve, social e laboral, coloca no centro das reivindicações questões ligadas à reprodução social, à esfera dos cuidados domésticos e familiares, à vida estudantil e à sociedade de consumo.



5ª Ação Internacional

2020-03-30

A Marcha Mundial de Mulheres é um movimento feminista internacional permanente que quer mudar o mundo para mudar a vida das mulheres.Em 2020 organizamos a nossa V Ação Internacional onde nos concentramos em lutar contra o modelo capitalista, racista, colonialista e heteropatriarcal que nos impõem, marcado por uma ofensiva neoliberal que ataca a democracia e potencia a ascensão da extrema direita.



Feminismo pra frente

2020-03-30

No momento em que esta especial Asas da Igualdade, se publica, o nosso planeta é abalado por mais uma epidemia mundial. A COVID-19, deixa um rasto de milhares de casos e mortes por todo o mundo, e, somos convidadas/os a ficar em casa. A casa, lugar de afetos, cuidados e bem-estar! Mas também se sabe, que o isolamento pode potenciar situações de Violência Doméstica, o que mantém alerta as organizações de apoio à mulher e as linhas na área da VD.



8 de Março Dia Internacional da Mulher

2020-03-29

Enquanto existirem desigualdades, as mulheres marcham senão o mundo pára! Dia 8 de Março, ontem, hoje e amanhã, celebrar, comemorar, recordar outros tempos e preparar o futuro que não se avizinha igualitário para as mulheres.


Todos e Todas, no Mesmo Barco

2020-03-29

Como ilhéus que somos, a viver sobre pedaços de terra rodeados pelo mar por todos os lados, percebemos logo, e bem, a expressão popular, “Estamos todos no mesmo barco” – expressão que, por razões óbvias, ajustaria para: “Estamos todos e todas no mesmo barco” na situação atual que vivemos, fruto dos riscos e danos que o novo coronavírus nos apresenta.



Janela sobre o Passado... Março de 2020

2020-03-29

Se no passado mais remoto várias mulheres portuguesas desempenharam um papel de relevo, que se traduziu numa notável influência social e política, quanto mais nos aproximamos do nosso tempo esse número aumenta, até porque se torna possível conhecê-las melhor devido à maior abundância de fontes.



8 de Março no Faial: "Mulheres que voam para além dos estereótipos"

2020-03-19

A UMAR Açores – Delegação do Faial celebrou este dia Internacional da Mulher, com uma tertúlia, sob o tema “Mulheres que voam para além dos estereótipos”, em que convidamos um grupo de mulheres da sociedade Faialense que pautaram a sua vida pela bem aventurança dos desafios, pelo empenho e mérito pessoal e profissional, e por ocuparem cargos e/ou profissões que se enquadrariam não há muito tempo nos estereótipos das masculinidades.



8 de Março em São Miguel: Feminismo prá frente

2020-03-19

Feminismo p'rá frente, machismo p'ra trás, um dos motes lançados desde o início da Ação, na Concentração, pelas 16 horas nas Portas do Mar onde vão chegando as pessoas... O entusisamo e  sorriso nos rostos, diferentes gerações talvez sobretudo jovens. Cartazetes lançam mensagens. As palavras de ordem e música na voz, nos animam. Subindo a rampa, a Marcha prossegue na Marginal, rumo às Portas da Cidade: 8 de Março, 2020, articulando a Greve Feminista Internacional e a Marcha Mundial das Mulheres.



Dia internacional da Mulher assinalado na Terceira

2020-03-16

O Dia Internacional da Mulher, dia 8 de Março, não passou despercebido em Angra do Heroísmo. Iniciou-se o movimento no dia 7 de março com a estreia do documentário independente intitulado Work Has No Gender, filmado e produzido na ilha Terceira por Lucas López, Rita Evangelho, Jéssica Nunes, Clara Polaine, com colaboração de Úrsula Bravo, Cláudia Chavez, Renato Silva e Catarina Meneses.



Greve Feminista Internacional e Marcha Mundial de Mulheres, no 8 de março

2020-03-14

Articular ação nos movimentos sociais é um dos importantes desafios que o movimento feminista não pode esquecer. No passado 8 de março, 2020, esteve em evidência a Greve Feminista Internacional, assim como a Marcha Mundial de Mulheres que, lançou a sua 5ª Ação Internacional, a qual prossegue até outubro. Outras iniciativas de cariz institucional e de cidadania, aconteceram assinalando esta importante data



Lembrando a Zuraida, Lutando pela Igualdade

2020-03-02

O ano de 2020 já nos trouxe, para além das peripécias e desgraças lá fora, uma triste notícia aqui nos Açores. No dia 8 deste mês, Zuraida Soares faleceu, e ficamos, todos e todas, mais pobres, menos nobres



Janela sobre o Passado... Fevereiro de 2020

2020-03-02

A valentia da mulher portuguesa, pronta a lutar contra as adversidades, encontra, em tempos mais remotos, uma emblemática representação na figura lendária de Brites de Almeida, mais conhecida com a Padeira de Aljubarrota. Esta heroína portuguesa, cuja existência não se comprovou, ficou associada à histórica batalha de 1385, que opôs castelhanos a portugueses, tendo as tropas lusas saído vitoriosas. 



O único que bate na relação... é o coração

2020-03-02

Urge avançar com a prevenção primária em contexto escolar, sobre a problemática da Violência de Género. No que diz às experiências da UMAR- Açores e tal como se pode comprovar durante as inúmeras ações/sessões que a equipa técnica da UMAR-A em São Miguel, Terceira e Faial desenvolve, a violência no namoro é uma realidade na sociedade açoriana.


8 de março Dia Internacional da luta da Mulher

2020-03-01

A 8 de março, Dia Internacional da Mulher, articulando a Greve Feminista Internacional e a Marcha Mundial Mulheres*, a UMAR-Açores, em parceria com diferentes organizações, promove, uma ação em Ponta Delgada, sob o lema geral Se As Mulheres Param o Mundo Para.



O Começo de 2020 e a Palavra de 2019

2020-01-30

Damos início, neste primeiro mês de 2020, ao 14º ano das páginas mensais a que chamamos Asas da Igualdade, publicadas no Açoriano Oriental, num esforço continuado e constante de contribuir para a evolução de uma sociedade mais correta e justa. 



Janela sobre o Passado... Janeiro de 2020

2020-01-30

Após um longo percurso de abordagem do feminismo histórico, no mundo ocidental, desde o séc. XVII aos anos 70 do séc. XX, doravante, com o novo ano que se inicia, a nossa janela vai abrir-se sobre a mulher portuguesa e os movimentos feministas no nosso país, sem esquecer os Açores, em particular. 



Marcha Mundial de Mulheres 5ª Ação Internacional 2020´

2020-01-30

Dia 2 de Fevereiro: lançamento, em Ponta Delgada, da 5ª Ação Internacional. A Marcha Mundial de Mulheres, rede internacional feminista, nascida no final da década de 90, realiza, desde 2000, ações internacionais de de 5 em 5 anos...



Asas da Igualdade

A partir daqui pode ver Nas Asas da Igualdade: edição mensal da Umar-Açores e publicação no Açoriano Oriental.
A página Nas Asas da Igualdade foi lançada pela UMAR-Açores, integrada no projeto com o mesmo nome, desenvolvido em 2007 Ano Europeu da Igualdade e prossegue desde então até aos nossos dias



MAIO 2020
D S T Q Q S S
12
3456789
10111213141516
17181920212223
24252627282930
31

GALERIA DE FOTOS

UMAR


Mulheres na Pesca