PESQUISAR


Últimas notícias UMAR-Açores

Dia Internacional das Mulheres – A Violência de Género na Pandemia...

2021-03-04

8 de Março,17,30. Webinar A Violência de Género na Pandemia, e a conciliação da vida familiar, laboral e pessoal das mulheres. Desde sempre a UMAR-Açores tem se mobilizado no Dia Internacional das Mulheres em defesa dos direitos das Mulheres e contra a violência doméstica e de género. Em 2021 não estaremos na rua, mas marcamos presença: um momento on line, para juntxs reflectirmos sobre a importância deste dia.


UMAR-Açores Novo Instagram 1 de março 2021

2021-03-01

Há 30 anos que a UMAR-Açores realiza diferentes tipos de ações para que os direitos das mulheres sejam plenos. A explosão das Redes Sociais e a necessidade que sentimos, em tempos de pandemia, em irmos para o trabalho on line, faz sentido a UMAR-Açores continuar a passar a sua mensagem feminista de igualdade, através destas plataformas



Janela Sobre o Passado... fevereiro de 2021

2021-03-01

O que têm em comum Domitila de Carvalho e Regina Quintanilha? Domitila foi a primeira mulher a frequentar a Universidade de Coimbra e Regina foi a primeira mulher a tirar o curso de Direito na mesma universidade. Apesar de representarem a exceção e não a regra, num tempo em que as academias eram universos masculinos, constituem um exemplo de determinação e de resistência aos obstáculos e preconceitos da sua época.



Katalin Karikó e a Vacina Covid-19

2021-03-01

Conhece o nome? Falo de Katalin Karikó, a cientista cuja investigação está na origem da vacina ARNm (ácido ribonucleico mensageiro) contra a Covid-19. Esta mulher, valente e persistente, nasceu na Hungria, em 1955. Estudou biologia na Universidade de Szeged, mas não conseguiu bolsa de estudo, e viu-se obrigada a emigrar. Foi há quatro décadas para os Estados Unidos, ingressando na Universidade da Pensilvânia (UPenn).


No amor tu escolhes a música que toca!

2021-03-01

Sexismo e patriarcado marcam a vivência do amor. Destaca-se as ações da UMAR-Açores sobre o dia d@s namorad@s. O namoro é por excelência um momento de descoberta do afeto na relação amorosa, as expetativas, sonhos, o conhecimento na relação com o/a outro/a, ter a perceção de novas fontes de interesse, e o poder explorá-las. Momentos de ilusão, desilusão, cumplicidade, paixão, fazem parte do psicodesenvolvimento afetivo saudável. É importante validar estes sentimentos, e a supervisão parental.



Nas Asas da Igualdade, janeiro 2021

2021-02-01

Aqui se apresenta Nas Asas da Igualdade de janeiro, 2021, dando início ao 15º ano de edição desta página, lançada em 2007, ano Europeu da Igualdade em que integrada no Projeto do mesmo nome, a UMAR-Açores, deu início a esta publicação mensal no jornal Açoriano Oriental. Asas da Igualdade aposta na reflexão e divulgação sobre temas e eventos da área dos feminismos e da igualdade, a nível local / regional, nacional e internacional. 



O que a pandemia nos pode ensinar?

2021-01-30

A COVID-19 lembra-nos os valores da vida, do cuidado e solidariedade.Políticas que os respeitam abrem a melhor, talvez a única saida da pandemia.
Um ano atrás começamos a aplaudir quem está na “primera linha” da luta contra a Covid19, enfermeiras e outros profissionais de saúde, e o pessoal nos “serviços vitais” que continuou trabalhando sempre, muitas vezes horas extras. São na sua maioria mulheres porque são elas a ter o papel fundamental no trabalho de cuidado, tanto quando é remunerado, como quando não é  pago, nas nossas casas.


Iniciando o 15º Ano, em prol da Igualdade

2021-01-30

2021, o 15º ano da nossa página Nas Asas da Igualdade, já me trocou as voltas! Tinha começado a organizar um tema para este ano, mas não posso deixar de referir o batom vermelho que pintou esta campanha presidencial de misoginia, levando ao protesto viral #vermelhoemBelem. 
Quem diria! O bombástico candidato da extrema direita, fiel ao seu discurso venenoso, ruidoso e perigoso, insultou tudo e todos, dizendo que a candidata Marisa Matias “não está bem em termos de imagem, com aquele batom vermelho, como se fosse uma coisa de brincar”. 


Janela sobre o Passado... Janeiro 2021

2021-01-30

No âmbito, ainda, do riquíssimo e versátil círculo feminino que integrou a Liga Republicana das Mulheres Portuguesas (LRMP), destaca-se Maria Benedita Mouzinho de Albuquerque Pinho (por vezes, imprecisamente, identificada como Albuquerque Pinto). Natural de Figueiró dos Vinhos, onde nasceu a 5 de abril de 1865, descendia de uma família aristocrática (progressista) e, graças à sua condição, recebeu esmerada educação e conviveu, desde muito nova, com escritores, artistas, jornalistas e políticos que frequentavam a casa dos pais. 



Janela sobre o Passado - dezembro 2020

2020-12-31

De entre o grupo de ativistas feministas que integraram a Liga Republicana das Mulheres Portuguesas, também merece destaque Maria Carolina Frederico Crispin, mais conhecida como Maria Veleda, professora, escritora e libertária. As suas ideias radicais e espírito revolucionário levaram alguns dirigentes do Partido Republicano a considerarem-na como uma representante do feminismo proletário, conotado com a ala esquerda que preocupava os moderados, como António José de Almeida.



Retrospetiva Feminista 2020 - um ano a não esquecer!

2020-12-31

Em jeito de retrospetiva feminista, particularmente da ação da UMAR-Açores, aqui fica este texto escrito a duas mãos. (...) e porque, o surto pandémico nos assolou, de tal modo, que tudo o que estava calendarizado, passou a ser adiado ou cancelado, inovamos a intervenção!


Futebol em Fim de Ano e a Mulher Maltratada

2020-12-31

Desfecho irónico, ou não, para este ano brutal de 2020, o tão badalado futebolista Diego Maratona faleceu no passado 25 de novembro, o Dia Internacional de Combate à Violência contra a Mulher. E falo em ironia porque este homem, de si tão instável e extravagante, foi acusado, com base num vídeo passado na televisão argentina, de agressões e maus-tratos contra a namorada e também atleta, Rocio Oliva.



O senado argentino aprovou o projeto de legalização do aborto!

2020-12-30

"É lei. Na Argentina, as mulheres que decidem interromper a gravidez podem fazê-lo de forma legal, segura e gratuita no sistema de saúde. O Senado aprovou na madrugada desta quarta-feira a legalização do aborto até a semana 14 da gestação por 39 votos a favor, 29 contra e uma abstenção."* 



Ativismo na Imprensa

2020-12-13

Poema sem nome…. de Malvina Sousa. Foi com este poema (em nome de todas as vítimas de violência doméstica), publicado no Diário dos Açores, a 13 de dezembro, 2020, que se deu por finalizado “Ativismo na Imprensa”. Esta atividade integrada na Campanha 16 Dias de Ativismo pelo Fim da Violência contra as Mulheres, contou com duas dezenas de artigos de opinião, publicados em 3 jornais locais que aceitaram a parceria com a UMAR-Açores, nesta Campanha. Aqui fica o poema de Malvina Sousa



Encerramento da Campanha 16 Dias de Ativismo

2020-12-10

Em dia de encerramento da Campanha  16 Dias de Ativismo pelo Fim da Violência contra as Mulheres, é  também tempo de lembrar que esta luta continua. Aqui se fala do que foi a Campanha nos Açores. Igualmente se destaca a iniciativa da UMAR Madeira, que assinala o Dia Internacional dos Direitos Humanos com um video: uma reflexão sobre o tema, em ano de pandemia.



Fim às várias formas de violência contra as Mulheres

2020-11-28

UMAR-Açores e diferentes entidades desenvolve a Campanha 16 Dias de Ativismo pelo Fim da Violência contra as Mulheres. Campanha lançada em 1991, por 23 ativistas feministas, de diferentes países, reunidas pelo CWGL - Centro de Liderança Global de Mulheres, da Universidade de Rutgers, Estados Unidos, com o objetivo de promover o debate, denunciar e erradicar as várias formas de violência contra as mulheres


A Eleição Presidencial do Século, e Mais

2020-11-28

Para não destoar dos acontecimentos insólitos deste ano anómalo de 2020, os resultados da eleição presidencial dos EUA, do passado dia 3, levaram à bizarria de o atual incline da Casa Branca negar os resultados e orquestrar a sua permanência no cargo. Como se a pandemia não bastasse, mais esta…
Apesar de todo o ruído à volta de tal situação, o próximo presidente americano chama-se Joe Biden, e a vice-presidente, Kamala Harris, a primeira mulher a chegar a tão alto cargo na história da nação. 


Janela Sobre o Passado... novembro de 2020

2020-11-28

Tal como Adelaide Cabete, de quem  falamos no mês passado, Carolina Beatriz Ângelo  foi igualmente médica e membro da Liga Republicana das Mulheres Portuguesas. Foi também uma importante feminista, sufragista e maçon, devendo-se a sua notoriedade ao facto de ter sido a primeira mulher portuguesa a exercer o direito de voto. 
Nascida na Guarda, em 1877, aqui iniciou os seus estudos, seguindo, depois, para Lisboa onde veio a ingressar na Escola Médico-Cirúrgica e a concluir o curso em 1902. 


Dia Internacional pela Eliminação da Violência contra as Mulheres

2020-11-25

A Campanha 16 Dias de Ativismo pelo Fim da Violência contra as Mulheres, com início a 25 de novembro, Dia Internacional pelo Fim da Violência contra as Mulheres, termina a 10 de Dezembro, Dia Internacional dos Direitos Humanos. Ver mais: Facebook UMAR-Açores



A Pílula e Mais Uma Mulher para Lembrar

2020-10-27

Este ano de 2020 acaba de levar mais uma mulher notável, da geração que, na segunda metade do século XX, forjou novos rumos para as nossas vidas. Chamava-se Shere Hite, e desafiou as normas que moldavam a sexualidade feminina, vista como secundária e menor em relação à masculina


Janela sobre o Passado... outubro de 2020

2020-10-27

Entre as associadas da Liga Republicana das Mulheres Portuguesas, contavam-se duas médicas: Adelaide Cabete (1867-1935) e Carolina Beatriz Ângelo. A primeira, natural de Elvas e oriunda de uma família humilde, foi forçada a entrar muito cedo no mercado de trabalho, devido à morte do pai. Graças à sua determinação, conseguiu prosseguir estudos, tornando-se numa feminista republicana e num exemplo para as novas gerações



Asas da Igualdade

A partir daqui pode ver Nas Asas da Igualdade: edição mensal da Umar-Açores e publicação no Açoriano Oriental.




MARÇO 2021
D S T Q Q S S
123456
78910111213
14151617181920
21222324252627
28293031

GALERIA DE FOTOS

UMAR


Mulheres na Pesca