PESQUISAR


Casa Abrigo

A UMAR Açores – Associação para a Igualdade e Direitos das Mulheres, tem como objectivo social a Igualdade de Género, de forma a combater a existência da Violência Doméstica, a discriminação no trabalho, o assédio sexual, as opções de emprego das mulheres, a responsabilização imputada às mulheres por certas tarefas domésticas, a falta de paridade na esfera política, a discriminação em relação à monoparentalidade e direitos sexuais e reprodutivos.
Assim, a Delegação da Ilha do Faial apresenta na sua composição duas valências, centro de atendimento e, desde 25 de Novembro de 2005, uma casa de abrigo (casa de acolhimento temporário), para assinalar o dia Internacional pela Eliminação da Violência contra as Mulheres, através de um Acordo de Cooperação com o Instituto Acção Social.
Na Casa de Abrigo são prestados vários tipos de apoios, nomeadamente, acompanhamento jurídico, social e psicológico. Para além disso, a alimentação, alojamento e segurança pessoal das utentes e seus filhos são completamente asseguradas, e o apoio quer da equipa técnica, quer das monitoras, é diário e contínuo.
Este tipo de acolhimento surge como resposta/suporte social ao flagelo da violência doméstica, e tendo em consideração que se continua a praticar a retirada da mulher em risco, e seus filhos da sua própria casa, permanecendo o agressor na casa de morada de família.
No ano de 2009, por a UMAR Açores carecer de melhores condições, para assim prestar um melhor serviço à comunidade, e também por ser constante a procura dos serviços prestados pela casa de acolhimento temporário, sentiu-se a necessidade de um pedido ao Governo Regional dos Açores, com o objectivo de aumentar a capacidade da Casa, e das condições habitacionais.
Assim, em Novembro de 2009 uma nova Casa de Abrigo foi concedida à UMAR Açores. Esta aumentou a sua capacidade de 12 para 18 pessoas, melhorou as condições de acesso para pessoas com mobilidade reduzida, aumentou o espaço e a privacidade de cada utente e seus filhos, com quartos e wc´s individuais, espaço exterior, maior comodidade.
Assim, e conjuntamente com o Centro de Atendimento, a UMAR Açores – Delegação do Faial continua a prestar os seus serviços, face à exigência da sociedade, e daqueles que do nosso apoio necessitam para promoverem um projecto de vida pautado pela autonomia, assertividade, auto-estima, e respeito por si próprio/a e pelas outras pessoas.

Asas da Igualdade

A partir daqui pode ver Nas Asas da Igualdade: edição mensal da Umar-Açores e publicação no Açoriano Oriental.
A página Nas Asas da Igualdade foi lançada pela UMAR-Açores, integrada no projeto com o mesmo nome, desenvolvido em 2007 Ano Europeu da Igualdade e prossegue desde então até aos nossos dias



SETEMBRO 2017
D S T Q Q S S
12
3456789
10111213141516
17181920212223
24252627282930

GALERIA DE FOTOS

UMAR


Mulheres na Pesca